Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIOS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97577
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3894
    "inscrito_id" => 14182
    "titulo" => "LABORATÓRIOS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa em andamento desenvolvida em nível Mestrado vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como unidade de análise considera-se a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/ UFRN) e o objetivo geral é conhecer e analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da FACISA os elementos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. Os participantes da pesquisa são docentes, estudantes com e sem deficiência e técnicos que participam das aulas práticas em laboratórios. Possui natureza qualitativa e exploratória descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico, contemplando os principais marcos legais e autores que discutem a temática do estudo bem como entrevistas semiestruturadas e observação (não participativa) de aulas práticas em dois laboratórios do lócus. O referencial teórico é baseado em autores que discutem o desenho universal para aprendizagem na transformação e democratização do ensino tais como Nunes e Madureira (2015), Zerbato e Mendes (2018), Pletsch (2017). Além destes, também nos baseamos em autores que tratam sobre elementos didáticos e formação de professores como Libâneo (1993), Nóvoa (1995), Zabalza (2011) e Tardif (2002), entre outros. Por fim, pretende-se elaborar uma proposta formativa destinada aos professores que ministram aulas práticas em laboratórios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas nestes espaços, contribuindo assim com novos saberes, discussões e reflexões acerca da temática pesquisada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14182_TB3894_20112023174547.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA BATISTA DA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulabatistadatrindade@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97577
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3894
    "inscrito_id" => 14182
    "titulo" => "LABORATÓRIOS NA UNIVERSIDADE: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa em andamento desenvolvida em nível Mestrado vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como unidade de análise considera-se a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/ UFRN) e o objetivo geral é conhecer e analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da FACISA os elementos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. Os participantes da pesquisa são docentes, estudantes com e sem deficiência e técnicos que participam das aulas práticas em laboratórios. Possui natureza qualitativa e exploratória descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico, contemplando os principais marcos legais e autores que discutem a temática do estudo bem como entrevistas semiestruturadas e observação (não participativa) de aulas práticas em dois laboratórios do lócus. O referencial teórico é baseado em autores que discutem o desenho universal para aprendizagem na transformação e democratização do ensino tais como Nunes e Madureira (2015), Zerbato e Mendes (2018), Pletsch (2017). Além destes, também nos baseamos em autores que tratam sobre elementos didáticos e formação de professores como Libâneo (1993), Nóvoa (1995), Zabalza (2011) e Tardif (2002), entre outros. Por fim, pretende-se elaborar uma proposta formativa destinada aos professores que ministram aulas práticas em laboratórios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas nestes espaços, contribuindo assim com novos saberes, discussões e reflexões acerca da temática pesquisada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14182_TB3894_20112023174547.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA BATISTA DA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulabatistadatrindade@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Trata-se de uma pesquisa em andamento desenvolvida em nível Mestrado vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como unidade de análise considera-se a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/ UFRN) e o objetivo geral é conhecer e analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da FACISA os elementos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. Os participantes da pesquisa são docentes, estudantes com e sem deficiência e técnicos que participam das aulas práticas em laboratórios. Possui natureza qualitativa e exploratória descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico, contemplando os principais marcos legais e autores que discutem a temática do estudo bem como entrevistas semiestruturadas e observação (não participativa) de aulas práticas em dois laboratórios do lócus. O referencial teórico é baseado em autores que discutem o desenho universal para aprendizagem na transformação e democratização do ensino tais como Nunes e Madureira (2015), Zerbato e Mendes (2018), Pletsch (2017). Além destes, também nos baseamos em autores que tratam sobre elementos didáticos e formação de professores como Libâneo (1993), Nóvoa (1995), Zabalza (2011) e Tardif (2002), entre outros. Por fim, pretende-se elaborar uma proposta formativa destinada aos professores que ministram aulas práticas em laboratórios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas nestes espaços, contribuindo assim com novos saberes, discussões e reflexões acerca da temática pesquisada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.