Trata-se de uma pesquisa em andamento desenvolvida em nível Mestrado vinculada ao programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como unidade de análise considera-se a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/ UFRN) e o objetivo geral é conhecer e analisar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da FACISA os elementos didáticos e as demandas formativas que podem contribuir para uma prática docente inclusiva. Os participantes da pesquisa são docentes, estudantes com e sem deficiência e técnicos que participam das aulas práticas em laboratórios. Possui natureza qualitativa e exploratória descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico, contemplando os principais marcos legais e autores que discutem a temática do estudo bem como entrevistas semiestruturadas e observação (não participativa) de aulas práticas em dois laboratórios do lócus. O referencial teórico é baseado em autores que discutem o desenho universal para aprendizagem na transformação e democratização do ensino tais como Nunes e Madureira (2015), Zerbato e Mendes (2018), Pletsch (2017). Além destes, também nos baseamos em autores que tratam sobre elementos didáticos e formação de professores como Libâneo (1993), Nóvoa (1995), Zabalza (2011) e Tardif (2002), entre outros. Por fim, pretende-se elaborar uma proposta formativa destinada aos professores que ministram aulas práticas em laboratórios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas nestes espaços, contribuindo assim com novos saberes, discussões e reflexões acerca da temática pesquisada.