Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO INTERIOR DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99521
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6403
    "inscrito_id" => 21537
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO INTERIOR DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por finalidade analisar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma escola da rede pública do Estado da Paraíba, por meio da realização de entrevistas com professores, gestores e coordenadores pedagógicos com vistas a responder a seguinte pergunta de pesquisa: A BNCC já se encontra na sala de aula? O objetivo foi apreender a percepção de professores e equipes gestoras quanto aos desafios para se concretizar a atual política curricular nacional na gestão escolar e na sala de aula em duas escolas considerando os desafios impostos pelo contexto atual da educação pós pandemia. A Base apresenta diretrizes acerca de direitos de aprendizagem expressos em competências gerais para a educação básica, bem como habilidades mínimas esperadas para cada etapa escolar e componente curricular. Assim, para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados trabalhos como o de Margoni (2018), o de Saviani (2016) e o de Macedo (2018), onde nos propiciou teorias para entender o processo de implementação da Base, como afetou o currículo, bem como a falta de contribuição dos docentes na elaboração do documento em evidência. Com o intuito de expor a realidade do dia a dia e os desafios de uma instituição escolar que está se adaptando à concretização do documento normativo posto em questão, que foi implementado em meio a um cenário pandêmico, foram entrevistados dois professores, dois coordenadores pedagógicos e dois gestores da rede pública de ensino. A análise revela lacunas formativas de professores e gestores que limitam a apropriação e consequente utilização da BNCC para fins pedagógicos, por outro lado, vislumbra-se possibilidades de reflexão e adesão dos mesmos acerca da atual política curricular, reiterado a necessidade de formação continuada a respeito a fim de potencializar seu uso, como também a análise crítica quanto aos limites da Base."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21537_TB6403_10122023211039.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÊNNIA ALVES DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÊNNIA"
    "autor_email" => "kennia.santos@aluno.uepb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99521
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6403
    "inscrito_id" => 21537
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO INTERIOR DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por finalidade analisar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma escola da rede pública do Estado da Paraíba, por meio da realização de entrevistas com professores, gestores e coordenadores pedagógicos com vistas a responder a seguinte pergunta de pesquisa: A BNCC já se encontra na sala de aula? O objetivo foi apreender a percepção de professores e equipes gestoras quanto aos desafios para se concretizar a atual política curricular nacional na gestão escolar e na sala de aula em duas escolas considerando os desafios impostos pelo contexto atual da educação pós pandemia. A Base apresenta diretrizes acerca de direitos de aprendizagem expressos em competências gerais para a educação básica, bem como habilidades mínimas esperadas para cada etapa escolar e componente curricular. Assim, para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados trabalhos como o de Margoni (2018), o de Saviani (2016) e o de Macedo (2018), onde nos propiciou teorias para entender o processo de implementação da Base, como afetou o currículo, bem como a falta de contribuição dos docentes na elaboração do documento em evidência. Com o intuito de expor a realidade do dia a dia e os desafios de uma instituição escolar que está se adaptando à concretização do documento normativo posto em questão, que foi implementado em meio a um cenário pandêmico, foram entrevistados dois professores, dois coordenadores pedagógicos e dois gestores da rede pública de ensino. A análise revela lacunas formativas de professores e gestores que limitam a apropriação e consequente utilização da BNCC para fins pedagógicos, por outro lado, vislumbra-se possibilidades de reflexão e adesão dos mesmos acerca da atual política curricular, reiterado a necessidade de formação continuada a respeito a fim de potencializar seu uso, como também a análise crítica quanto aos limites da Base."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21537_TB6403_10122023211039.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÊNNIA ALVES DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KÊNNIA"
    "autor_email" => "kennia.santos@aluno.uepb."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma escola da rede pública do Estado da Paraíba, por meio da realização de entrevistas com professores, gestores e coordenadores pedagógicos com vistas a responder a seguinte pergunta de pesquisa: A BNCC já se encontra na sala de aula? O objetivo foi apreender a percepção de professores e equipes gestoras quanto aos desafios para se concretizar a atual política curricular nacional na gestão escolar e na sala de aula em duas escolas considerando os desafios impostos pelo contexto atual da educação pós pandemia. A Base apresenta diretrizes acerca de direitos de aprendizagem expressos em competências gerais para a educação básica, bem como habilidades mínimas esperadas para cada etapa escolar e componente curricular. Assim, para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados trabalhos como o de Margoni (2018), o de Saviani (2016) e o de Macedo (2018), onde nos propiciou teorias para entender o processo de implementação da Base, como afetou o currículo, bem como a falta de contribuição dos docentes na elaboração do documento em evidência. Com o intuito de expor a realidade do dia a dia e os desafios de uma instituição escolar que está se adaptando à concretização do documento normativo posto em questão, que foi implementado em meio a um cenário pandêmico, foram entrevistados dois professores, dois coordenadores pedagógicos e dois gestores da rede pública de ensino. A análise revela lacunas formativas de professores e gestores que limitam a apropriação e consequente utilização da BNCC para fins pedagógicos, por outro lado, vislumbra-se possibilidades de reflexão e adesão dos mesmos acerca da atual política curricular, reiterado a necessidade de formação continuada a respeito a fim de potencializar seu uso, como também a análise crítica quanto aos limites da Base.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.