As políticas públicas educacionais devem ter a formação de leitores como uma das principais prioridades. A leitura amplia as visões de mundo e promove novas compreensões de cultura. O objetivo da pesquisa foi investigar as experiências de docentes formadores de leitores e como essa trajetória contribui na formação da sua identidade. Essa é uma pesquisa avaliação de caráter qualitativo sobre a prática de professores que lecionam o processo de leitura em escolas do município de Barreirinhas. Para a composição das informações iremos operar três técnicas como fontes de pesquisa, a da observação, a da entrevista semiestruturada e a do questionário. As informações foram organizadas em tabela, a partir da análise das transcrições literais das entrevistas, mapa sobre as ligações das experiências de ensino e sua importância e gráfico em forma de coluna sobre os dados do questionário online. Analisamos as informações a partir das fontes, dos protocolos de observação, da transcrição compreensível da entrevista e das respostas do questionário. O estudo possibilita um maior aprofundamento sobre o processo de construção das identidades dos docentes que atuam, em escolas públicas, na formação de leitores. A pesquisa ainda tem etapas em desenvolvimento.