A sociedade contemporânea tem passado por mudanças significativas nas últimas décadas, com o avanço tecnológico e a globalização. Essas mudanças afetaram também a educação, que precisa se aprimorar para acompanhar as transformações sociais e preparar os estudantes para os desafios do mundo atual, diante desses desafios a formação continuada é uma necessidade fundamental para os professores de ciências, pois precisam estar atualizados sobre os avanços científicos e tecnológicos que estão em constante evolução. Além disso, a formação continuada permite que os professores desenvolvam novas habilidades e competências pedagógicas, o que pode melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. Os encontros de formação ocorrem quinzenalmente com os professores atuante no componente de ciências da natureza das escolas municipais e são organizados com o intuído de atingir alguns objetivos que visam melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos, entre eles: a atualização dos conhecimentos científicos, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a adaptação às novas tecnologias, a compreensão das necessidades dos alunos e a melhoria na aprendizagem dos alunos. Para isso cada formação é planejada com metodologias adaptadas e a escolha da mais adequada depende dos objetivos específicos de cada formação e das características dos participantes. Entre as metodologias utilizadas foram: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Painel Integrado Participativo, Oficinas, Discussões em grupo, Gamificação, Ensino por Investigação entre outras. Usar nas formações metodologias diversificadas contribuiu para estimular os docentes a desenvolverem práticas em sala de aula onde os estudantes são estimulados a investigar e questionar os fenômenos científicos, conduzindo experimentos e análises para compreender os conceitos envolvidos. No decorrer dos quatro anos de encontros de formações ficou evidente a contribuição para a atuação profissional de cada um podendo observar maior motivação, satisfação e confiança em sua capacidade de ensinar.