Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3062
    "inscrito_id" => 15297
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas durante a visita acadêmica à Comunidade Boa Vista do Itaboraí, no município de Parintins, no Estado do Amazonas. O relato conta com a colaboração dos acadêmicos e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, e é fruto da disciplina Educação do Campo, recém implementada no currículo desta licenciatura. Estão presentes neste trabalho as impressões que existiam antes da visita, a importância da escola na área de várzea para as pessoas que vivem nesse contexto, o relato dos professores sobre como se faz educação em uma escola do campo, como os professores e alunos lidam com as dificuldades presentes no cotidiano da vida escolar, além de demais itens relevantes no que diz respeito a Educação do Campo no contexto da área de várzea. Norteiam este trabalho autores como Antunes-Rocha e Martins (2009), Cunha (1989), Fazenda, (1999), Castel (2005), Silva (2017). O trabalho foi produzido por meio do método qualitativo, onde também realizamos entrevistas com professores e alunos e dessa forma podemos dialogar sobre a temática. O relato foi construído com base nas observações feitas durante a visita, além da produção e aplicação de oficina na escola, rodas de conversa, entrevistas e participação dos comunitários, o que nos possibilitou não somente a produção deste documento de relato, como também a produção de documentário em vídeo, e testemunho de novas experiências voltadas para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15297_TB3062_16112023125525.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erikasouza074@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96955
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3062
    "inscrito_id" => 15297
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas durante a visita acadêmica à Comunidade Boa Vista do Itaboraí, no município de Parintins, no Estado do Amazonas. O relato conta com a colaboração dos acadêmicos e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, e é fruto da disciplina Educação do Campo, recém implementada no currículo desta licenciatura. Estão presentes neste trabalho as impressões que existiam antes da visita, a importância da escola na área de várzea para as pessoas que vivem nesse contexto, o relato dos professores sobre como se faz educação em uma escola do campo, como os professores e alunos lidam com as dificuldades presentes no cotidiano da vida escolar, além de demais itens relevantes no que diz respeito a Educação do Campo no contexto da área de várzea. Norteiam este trabalho autores como Antunes-Rocha e Martins (2009), Cunha (1989), Fazenda, (1999), Castel (2005), Silva (2017). O trabalho foi produzido por meio do método qualitativo, onde também realizamos entrevistas com professores e alunos e dessa forma podemos dialogar sobre a temática. O relato foi construído com base nas observações feitas durante a visita, além da produção e aplicação de oficina na escola, rodas de conversa, entrevistas e participação dos comunitários, o que nos possibilitou não somente a produção deste documento de relato, como também a produção de documentário em vídeo, e testemunho de novas experiências voltadas para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15297_TB3062_16112023125525.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA"
    "autor_email" => "erikasouza074@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas durante a visita acadêmica à Comunidade Boa Vista do Itaboraí, no município de Parintins, no Estado do Amazonas. O relato conta com a colaboração dos acadêmicos e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, e é fruto da disciplina Educação do Campo, recém implementada no currículo desta licenciatura. Estão presentes neste trabalho as impressões que existiam antes da visita, a importância da escola na área de várzea para as pessoas que vivem nesse contexto, o relato dos professores sobre como se faz educação em uma escola do campo, como os professores e alunos lidam com as dificuldades presentes no cotidiano da vida escolar, além de demais itens relevantes no que diz respeito a Educação do Campo no contexto da área de várzea. Norteiam este trabalho autores como Antunes-Rocha e Martins (2009), Cunha (1989), Fazenda, (1999), Castel (2005), Silva (2017). O trabalho foi produzido por meio do método qualitativo, onde também realizamos entrevistas com professores e alunos e dessa forma podemos dialogar sobre a temática. O relato foi construído com base nas observações feitas durante a visita, além da produção e aplicação de oficina na escola, rodas de conversa, entrevistas e participação dos comunitários, o que nos possibilitou não somente a produção deste documento de relato, como também a produção de documentário em vídeo, e testemunho de novas experiências voltadas para a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.