O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vividas durante a visita acadêmica à Comunidade Boa Vista do Itaboraí, no município de Parintins, no Estado do Amazonas. O relato conta com a colaboração dos acadêmicos e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, e é fruto da disciplina Educação do Campo, recém implementada no currículo desta licenciatura. Estão presentes neste trabalho as impressões que existiam antes da visita, a importância da escola na área de várzea para as pessoas que vivem nesse contexto, o relato dos professores sobre como se faz educação em uma escola do campo, como os professores e alunos lidam com as dificuldades presentes no cotidiano da vida escolar, além de demais itens relevantes no que diz respeito a Educação do Campo no contexto da área de várzea. Norteiam este trabalho autores como Antunes-Rocha e Martins (2009), Cunha (1989), Fazenda, (1999), Castel (2005), Silva (2017). O trabalho foi produzido por meio do método qualitativo, onde também realizamos entrevistas com professores e alunos e dessa forma podemos dialogar sobre a temática. O relato foi construído com base nas observações feitas durante a visita, além da produção e aplicação de oficina na escola, rodas de conversa, entrevistas e participação dos comunitários, o que nos possibilitou não somente a produção deste documento de relato, como também a produção de documentário em vídeo, e testemunho de novas experiências voltadas para a educação.