Quando Freire no início de seus estudos trouxe os primeiros apontamentos sobre a necessidade da práxis na construção do conhecimento e experiência como fonte de aprendizagem para o indivíduo, talvez não imaginasse a amplitude que suas ideias tomariam. Pensar além do momento e do ambiente fez com que seus ensinamentos fossem trazidos até hoje como aporte para uma metodologia ativa no espaço de aprendizagem de jovens e adultos na educação formal e não formal. O processo de inovação e evolução tecnológica que o século XXI mostra traz como desafio manter a sala de aula atrativa em novas proporções. Encontrar um acesso de comunicação assertiva entre os jovens prestes a entrar no mercado de trabalho neste contexto da virtualidade é uma busca constante e a base de estudos deste trabalho. Aqui, a construção da aprendizagem efetiva permanece num processo investigativo instigante para os que creem no processo transformador da educação. A necessidade de subsidiar o despertar de tais conhecimentos para este público inserido na educação profissional, se faz relevante, pois com a competitividade do mercado de trabalho atual, aqueles que recebem mais destaques são os um conjunto bem articulado de habilidades técnicas e competências. Neste viés, os cursos de qualificação ofertados de Assistente Administrativo pelas instituições de Valença -RJ, buscam diariamente alternativas de práticas pedagógicas que tragam o olhar com mais interesse, mostrando a aplicabilidade dos temas abordados nas unidades curriculares de suas grades. A busca por fundamentação teórica encontra-se em Paulo Freire; Antonio Novoa; Joel Souza Dutra. É relevante compreender o papel do instrutor/facilitador e da abordagem apresentada em cada um desses momentos e seu posicionamento como parte dessa engrenagem que move e impacta os resultados na vida do indivíduo. Palavras-chaves: Educação Profissional; Inovações; Habilidades; Metodologias Ativas.