Esta pesquisa apresenta os seguintes pressupostos: 1) a dicotomia, conteúdos específicos versus pedagógicos, segundo Fiorentini (2004), tem relevante influência na licenciatura de matemática; 2) de acordo com Moreira (2004), a atual licenciatura de matemática organiza-se no modelo 3+1, assim, cenário para a dualidade das matemáticas, escolar e científica. Acreditamos que esse contexto pode está associado às diversas crenças e concepções. A partir de Ernest (1988, 1989, 1991), as concepções abrangem um sistema de crenças sobre a natureza da matemática, como também, de acordo com a literatura clássica formalizam-se concepções de aprendizagem. Admitimos, de acordo com Thompson (1984, 1992, 1997), Ponte (1992), Canavarro (1993), que a relação entre concepções e práticas do professor de matemática é complexa e dialética, superando a ideia de causa-efeito. Destarte, buscaremos junto aos professores formadores da licenciatura em matemática de Alagoas, identificar elementos de concepções sobre a matemática e o ensino de matemática.