Concepções do Professor Formador: a Licenciatura de Matemática em Alagoas
"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1094 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 195 "titulo" => "Concepções do Professor Formador: a Licenciatura de Matemática em Alagoas" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta os seguintes pressupostos: 1) a dicotomia, conteúdos específicos versus pedagógicos, segundo Fiorentini (2004), tem relevante influência na licenciatura de matemática; 2) de acordo com Moreira (2004), a atual licenciatura de matemática organiza-se no modelo 3+1, assim, cenário para a dualidade das matemáticas, escolar e científica. Acreditamos que esse contexto pode está associado às diversas crenças e concepções. A partir de Ernest (1988, 1989, 1991), as concepções abrangem um sistema de crenças sobre a natureza da matemática, como também, de acordo com a literatura clássica formalizam-se concepções de aprendizagem. Admitimos, de acordo com Thompson (1984, 1992, 1997), Ponte (1992), Canavarro (1993), que a relação entre concepções e práticas do professor de matemática é complexa e dialética, superando a ideia de causa-efeito. Destarte, buscaremos junto aos professores formadores da licenciatura em matemática de Alagoas, identificar elementos de concepções sobre a matemática e o ensino de matemática." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "d5a7effa9db654024ff6d59338f31231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO LISBOA MARTINS" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1094 "edicao_id" => 2 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 195 "titulo" => "Concepções do Professor Formador: a Licenciatura de Matemática em Alagoas" "resumo" => "Esta pesquisa apresenta os seguintes pressupostos: 1) a dicotomia, conteúdos específicos versus pedagógicos, segundo Fiorentini (2004), tem relevante influência na licenciatura de matemática; 2) de acordo com Moreira (2004), a atual licenciatura de matemática organiza-se no modelo 3+1, assim, cenário para a dualidade das matemáticas, escolar e científica. Acreditamos que esse contexto pode está associado às diversas crenças e concepções. A partir de Ernest (1988, 1989, 1991), as concepções abrangem um sistema de crenças sobre a natureza da matemática, como também, de acordo com a literatura clássica formalizam-se concepções de aprendizagem. Admitimos, de acordo com Thompson (1984, 1992, 1997), Ponte (1992), Canavarro (1993), que a relação entre concepções e práticas do professor de matemática é complexa e dialética, superando a ideia de causa-efeito. Destarte, buscaremos junto aos professores formadores da licenciatura em matemática de Alagoas, identificar elementos de concepções sobre a matemática e o ensino de matemática." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "d5a7effa9db654024ff6d59338f31231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO LISBOA MARTINS" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem" "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM" "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática" "edicao_ano" => 2011 "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011" "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png" "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00" "publicacao_id" => 2 "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem" "publicacao_codigo" => "2237-8444" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }