O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização do filme Harry Potter como um recurso no ensino de conteúdos de Genética Mendeliana. A obra cinematográfica Harry Potter aborda a história de um jovem bruxo e seus amigos que lutam contra as forças do mal. Por apresentar um imaginário de aventuras e magias, tornou-se um sucesso ao público em geral. A empatia que muitos jovens desenvolveram pelo filme, pode representar um elemento potencializador em sala de aula na aprendizagem de conteúdos escolares. A Genética representa um área da Biologia que envolve temas bastante diversos e por apresentar conceitos abstratos, alguns assuntos precisam ser estudados a partir de recursos didáticos mais atrativos e que envolvam os estudantes, visando melhor compreensão conceitual. Assim, a elaboração e execução de uma atividade como o heredograma, empregando alguns personagens e respectivas características da obra, pode favorecer o aprendizado. A proposta foi desenvolvida pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Acadêmico da Vitória (CAV), na EREM Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, Escada, Pernambuco. Inicialmente, houve a entrega de um texto de apoio contendo informações sobre o filme, explicando sobre bruxos e trouxas, representando o caráter monogênico, e destacavam os personagens principais da obra e suas relações familiares. Os estudantes foram divididos em grupos com alusão às casas de Hogwarts e receberam cards produzidos no Canva com fotos dos personagens, e também o quadro de Punnet para realizarem os cruzamentos. Os estudantes refletiam sobre as relações e discutiam sobre o genótipo e o fenótipo estabelecidos, conseguindo compreender melhor os cruzamentos genéticos. Assim, obras cinematográficas podem contribuir significativamente no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia e colabora na participação mais ativa dos estudantes.