Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

HQS EM MATEMÁTICA: APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA CRIATIVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, APRENDIZAGEM Relato de Experiência(RE) Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2014-11-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9577
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 882
    "titulo" => "HQS EM MATEMÁTICA: APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA CRIATIVA"
    "resumo" => "Relatamos experiências vividas e resultados oriundos de uma investigação por meio de um Projeto do PROINFO II com o uso do o software Hagáquê realizada com 37 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de Guarabira /PB. Apresentamos proposta metodológica com pretensão de dar um novo significado ao modo como a Matemática é vista pelos estudantes, pois dentro desta perspectiva didática percebemos a Matemática de uma forma descontraída e contextualizada. Com as HQs criadas, os estudantes acompanham a história e trabalham conteúdos matemáticos, como operações aritméticas, algébricas e questões lógicas, consequentemente, acabam exercitando a produção escrita e o pensamento lógico-matemático. As TICs poderão servir como mediador na relação professor/aluno/conhecimento, além de ser um catalisador para o aluno aprender Matemática. A metodologia está fundamentada com base nos estudos de Ponte (2003) com respaldo á utilização da Investigação Matemática em sala de aula como atividade para construção de conhecimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_18_10_2014_19_36_20_idinscrito_882_680c612ad0d5d3b1a2c4803095f0ba87.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CRISTINA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA CRISTINA"
    "autor_email" => "ednaecf123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9577
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 882
    "titulo" => "HQS EM MATEMÁTICA: APRENDENDO MATEMÁTICA DE FORMA CRIATIVA"
    "resumo" => "Relatamos experiências vividas e resultados oriundos de uma investigação por meio de um Projeto do PROINFO II com o uso do o software Hagáquê realizada com 37 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de Guarabira /PB. Apresentamos proposta metodológica com pretensão de dar um novo significado ao modo como a Matemática é vista pelos estudantes, pois dentro desta perspectiva didática percebemos a Matemática de uma forma descontraída e contextualizada. Com as HQs criadas, os estudantes acompanham a história e trabalham conteúdos matemáticos, como operações aritméticas, algébricas e questões lógicas, consequentemente, acabam exercitando a produção escrita e o pensamento lógico-matemático. As TICs poderão servir como mediador na relação professor/aluno/conhecimento, além de ser um catalisador para o aluno aprender Matemática. A metodologia está fundamentada com base nos estudos de Ponte (2003) com respaldo á utilização da Investigação Matemática em sala de aula como atividade para construção de conhecimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_18_10_2014_19_36_20_idinscrito_882_680c612ad0d5d3b1a2c4803095f0ba87.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CRISTINA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDNA CRISTINA"
    "autor_email" => "ednaecf123@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

Relatamos experiências vividas e resultados oriundos de uma investigação por meio de um Projeto do PROINFO II com o uso do o software Hagáquê realizada com 37 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de Guarabira /PB. Apresentamos proposta metodológica com pretensão de dar um novo significado ao modo como a Matemática é vista pelos estudantes, pois dentro desta perspectiva didática percebemos a Matemática de uma forma descontraída e contextualizada. Com as HQs criadas, os estudantes acompanham a história e trabalham conteúdos matemáticos, como operações aritméticas, algébricas e questões lógicas, consequentemente, acabam exercitando a produção escrita e o pensamento lógico-matemático. As TICs poderão servir como mediador na relação professor/aluno/conhecimento, além de ser um catalisador para o aluno aprender Matemática. A metodologia está fundamentada com base nos estudos de Ponte (2003) com respaldo á utilização da Investigação Matemática em sala de aula como atividade para construção de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.