FERREIRA, Edna Cristina et al.. Hqs em matemática: aprendendo matemática de forma criativa. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9577>. Acesso em: 23/12/2024 03:14
Relatamos experiências vividas e resultados oriundos de uma investigação por meio de um Projeto do PROINFO II com o uso do o software Hagáquê realizada com 37 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de Guarabira /PB. Apresentamos proposta metodológica com pretensão de dar um novo significado ao modo como a Matemática é vista pelos estudantes, pois dentro desta perspectiva didática percebemos a Matemática de uma forma descontraída e contextualizada. Com as HQs criadas, os estudantes acompanham a história e trabalham conteúdos matemáticos, como operações aritméticas, algébricas e questões lógicas, consequentemente, acabam exercitando a produção escrita e o pensamento lógico-matemático. As TICs poderão servir como mediador na relação professor/aluno/conhecimento, além de ser um catalisador para o aluno aprender Matemática. A metodologia está fundamentada com base nos estudos de Ponte (2003) com respaldo á utilização da Investigação Matemática em sala de aula como atividade para construção de conhecimento.