A audiodescrição tem a potencialidade de promover uma educação inclusiva, sobretudo ao que se refere aos alunos com baixa visão ou perca total da visão. Sabendo da importância desta atividade nas dinâmicas educacionais foi utilizado no presente trabalho a atividade de audiodescrição a partir da literatura em quadrinhos para tratar de temas relevantes na geografia. Foi utilizado a história em quadrinhos “O Quinze” da escritora sertaneja Rachel de Queiroz com adaptação de Shiko, para debater a temática de migração e êxodo rural no estado do Ceará no ano de 1930. Para construção do debate foi selecionado uma cena do livro escolhido sendo o mesmo descrito em detalhes para toda a turma, abrangendo o espaço geográfico do sertão cearense em 1930 (solo rachado devido aos longos períodos de seca, animais mortos pela falta de alimentos e água). A prática teve como intuito promover que os alunos pudessem compreender de forma descritiva o que estava ocorrendo nas ações que são utilizadas no momento da aplicação do conteúdo. Dessa maneira, traduzindo imagens em palavras, e possibilitando o entendimento das pessoas com deficiência visual pôde-se concluir que a turma ficou bem atraída pelo contexto de inclusão e foi possível o aprimoramento do estudo em questão permitindo maior precisão na imaginação dos próprios alunos.