APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS (ABP): UM PARÂMETRO SOLÍCITO E CONTEMPORÂNEO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97720 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4086 "inscrito_id" => 8472 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS (ABP): UM PARÂMETRO SOLÍCITO E CONTEMPORÂNEO." "resumo" => "O cenário da educação vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas; as práticas de ensino-aprendizagem vêm evoluindo e, consequentemente, cessando a estrutura do processo educacional “tradicional”. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o histórico, fundamentos e classificações das metodologias de aprendizagem na educação básica nacional, com ênfase na cognição da aprendizagem baseada em projetos e em problemas (ABP), originalmente denominada project basead learning (PBL) que representa uma estratégia de ensino ativa e inovadora, em que o aluno irá construir o conhecimento de forma coletiva e interdisciplinar. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL) desenvolvido a partir de artigos científicos de periódicos especializados. A partir da pesquisa desenvolvida compreende-se que há novas compreensões de ensino em favor da educação com qualidade, dentre elas, a abordagem educacional metodologia ativa, capaz de romper o modelo tradicional de ensino. Assim, o professor, passa a ser um mediador no processo de construção do conhecimento que ele mesmo faculta a seus alunos. A visão pedagógica, antes centrada no docente, passa a ser centrada no discente, buscando a autonomia do educando e tornando-o protagonista do seu próprio processo de aprendizagem significativa. Para o sucesso desse processo e para que o aprendizado realmente aconteça, é necessário o envolvimento do aluno, seu interesse e sua curiosidade em aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8472_TB4086_13062023132655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA DONÁRIA ALVARENGA DE LACERDA" "autor_nome_curto" => "Marina Lacerda" "autor_email" => "marinadonarialacerda@gmai" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97720 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4086 "inscrito_id" => 8472 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E PROJETOS (ABP): UM PARÂMETRO SOLÍCITO E CONTEMPORÂNEO." "resumo" => "O cenário da educação vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas; as práticas de ensino-aprendizagem vêm evoluindo e, consequentemente, cessando a estrutura do processo educacional “tradicional”. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o histórico, fundamentos e classificações das metodologias de aprendizagem na educação básica nacional, com ênfase na cognição da aprendizagem baseada em projetos e em problemas (ABP), originalmente denominada project basead learning (PBL) que representa uma estratégia de ensino ativa e inovadora, em que o aluno irá construir o conhecimento de forma coletiva e interdisciplinar. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL) desenvolvido a partir de artigos científicos de periódicos especializados. A partir da pesquisa desenvolvida compreende-se que há novas compreensões de ensino em favor da educação com qualidade, dentre elas, a abordagem educacional metodologia ativa, capaz de romper o modelo tradicional de ensino. Assim, o professor, passa a ser um mediador no processo de construção do conhecimento que ele mesmo faculta a seus alunos. A visão pedagógica, antes centrada no docente, passa a ser centrada no discente, buscando a autonomia do educando e tornando-o protagonista do seu próprio processo de aprendizagem significativa. Para o sucesso desse processo e para que o aprendizado realmente aconteça, é necessário o envolvimento do aluno, seu interesse e sua curiosidade em aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8472_TB4086_13062023132655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA DONÁRIA ALVARENGA DE LACERDA" "autor_nome_curto" => "Marina Lacerda" "autor_email" => "marinadonarialacerda@gmai" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }