O cenário da educação vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas; as práticas de ensino-aprendizagem vêm evoluindo e, consequentemente, cessando a estrutura do processo educacional “tradicional”. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o histórico, fundamentos e classificações das metodologias de aprendizagem na educação básica nacional, com ênfase na cognição da aprendizagem baseada em projetos e em problemas (ABP), originalmente denominada project basead learning (PBL) que representa uma estratégia de ensino ativa e inovadora, em que o aluno irá construir o conhecimento de forma coletiva e interdisciplinar. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL) desenvolvido a partir de artigos científicos de periódicos especializados. A partir da pesquisa desenvolvida compreende-se que há novas compreensões de ensino em favor da educação com qualidade, dentre elas, a abordagem educacional metodologia ativa, capaz de romper o modelo tradicional de ensino. Assim, o professor, passa a ser um mediador no processo de construção do conhecimento que ele mesmo faculta a seus alunos. A visão pedagógica, antes centrada no docente, passa a ser centrada no discente, buscando a autonomia do educando e tornando-o protagonista do seu próprio processo de aprendizagem significativa. Para o sucesso desse processo e para que o aprendizado realmente aconteça, é necessário o envolvimento do aluno, seu interesse e sua curiosidade em aprender.