Esse trabalho teve o objetivo de fornecer uma contribuição para o desenvolvimento de estratégias e ações, que possibilitasse aos alunos uma adequada análise e interpretação de gráficos e tabelas nos seu cotidiano, auxiliando-os na compreensão de questões atuais e também, oferecer aos professores dos ensinos médio e fundamental propostas de encaminhamento e sugestões de atividades. Para tanto, levou-se dois alunos bolsistas da Universidade Federal Rural do Semiárido, para as salas de aulas de uma escola estadual do Rio Grande do Norte, a fim de detectarem as maiores dificuldades dos alunos na hora de interpretarem as informações contidas em gráficos e tabelas no dia a dia. Com base nas informações colhidas elaborou-se um livro que deve servir de auxilio para os alunos e professores na explicação de cada situação relacionada a gráficos e tabelas como forma de linguagem. A relevância desse tema se dar, devido a frequentes situações onde esse modelo de linguagem matemática nos é posto. Os gráficos e tabelas estão presentes em nosso dia a dia, não apenas nas escolas, mais também, em jornais, reportagens de televisão, revistas e artigos. Uma boa leitura e interpretação desses dados nos possibilita extrair informações que podem ser usadas para conhecimento e até a solução de um problema. Desta forma, foram sintetizados conceitos básicos que possibilitaram ao aluno coletar, organizar e realizar levantamentos, comparar e analisar dados para defender ideias, bem como pesquisar e comunicar dados estatísticos das pesquisas através de tabelas e gráficos, interpretando as representações gráficas que aparecem frequentemente no dia-a-dia.