O Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do Centro de Educação, Ciência e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Reitor Paulo Petrola, apresenta em sua grade curricular a disciplina obrigatória de Microbiologia. A Microbiologia é uma área de importância crucial para toda a sociedade, basta pensar na epidemia de COVI 19. Dentro deste contexto, Microbiologia certamente está na categoria de disciplinas experimentalistas. Pois, os microrganismos são seres vivos impossíveis de serem visualizados sem o auxílio de microscópios ópticos (bactérias 1μm, vírus 1nm e fungos 100μm de diâmetro). Portanto, em linhas gerais o objetivo do presente trabalho foi demonstrar para os discentes da disciplina de Microbiologia a presença conspícua dos microrganismos nos mais variados locais possíveis, assim como as possíveis interações entre nós e os microrganismos, geralmente em casos de patologias. Os experimentos foram realizados no laboratório de ensino do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas do CECITEC. O primeiro procedimento realizado ao chegar ao laboratório foi à limpeza das bancadas e instrumentos a serem usados nos procedimentos com álcool e à lavagem das placas de Petri logo após a limpeza das mesmas com água destilada. A seguir veio a organização do ambiente, alocando cada material na bancada do laboratório, para que fosse possível dar início a produção dos meios de cultura (Quadro 1). É inegável que as práticas são essenciais no binômio-ensino aprendizagem. Sendo que os resultados do presente trabalho estão em estrita consonâncias com os achados metodológicos descrito por Berezuk e Inada (2021) quando relatam que experiências fortalecem a compreensão dos conteúdos e conceitos antes observados apenas em sala de aula, preenchendo uma grande lacuna existente na formação dos estudantes, pois as aulas práticas se apresentam de maneira fundamental a facilitando o aprendizado e vivenciando os conteúdos das aulas teóricas. Os momentos de experimentações estão sempre cheios de expectativa por parte dos estudantes que se sentem engajados no conhecimento científico, pois podem realizar visualizações diretas dos conteúdos abordados na teoria em sala de aula.