Este artigo objetiva apresentar reflexões acerca dos diferentes aspectos relacionados à tecnologia e seu objetivo educacional a partir de discussões epistemológicas sobre o assunto. Estamos vivenciando a era da tecnologia, onde a mesma tem uma importância na geração/no processamento da informação, muitas vezes como uma imitação do ser humano, na extensão da mente e da comunicação. Esses fatores favoreceram a presença das tecnologias de forma ágil nos diversos tipos de espaços sociais, dentre eles o da educação. No Brasil, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) adentraram inicialmente os âmbitos educacionais com o propósito de informatizar a sociedade brasileira. Essa iniciativa do Ministério da Educação (MEC) apontou, posteriormente, que as tecnologias, colaboraram para a melhoria da qualidade do processo educacional (MORAES, 1997). Diante disso, ampliaram-se os estudos acerca do uso dos computadores para o ensino e a aprendizagem. Entretanto, o seu uso implicaria mudanças na prática dos professores e, consequentemente, no processo formativo, sendo necessário um movimento de formação de professores que contribua para colocar em evidência nas universidades, um olhar sobre a formação de educadores, para que sejam problematizadas essas novas demandas sociais, tecnológicas e científicas. Em face do exposto e da temática a ser explorada neste estudo, justifica-se a escolha por esse debate reflexivo para não responsabilizar somente as instituições formadoras que ainda mantêm seus olhos vedados para o uso das TDIC’s na contemporaneidade, devendo partir desse processo formativo inicial o desenvolvimento de reflexões de forma que ocorram mudanças ou transformações no âmbito escolar, com isso contribuindo para que os docentes possam de fato apreciar o conhecimento advindo dessa sociedade tecnológica. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como finalidade ressaltar a complexidade que está em torno da formação inicial dos professores frente às TDICs, com base em uma pesquisa de estudo bibliográfico, de caráter teórico.