Os processos formativos que integram o licenciando no ambiente escolar, somam positivamente para uma formação de excelência e para construção de um perfil docente multidisciplinar. O estágio supervisionado consiste no contato primário do licenciando com a realidade escolar. No entanto, essa etapa da formação docente acontece de uma maneira organizada e sistemática. Nesse momento, o professor em formação conhece e caracteriza o ambiente escolar, a fim de se integrar nas dinâmicas de convívio social presentes no cenário escolar, essa vivência proporciona aos graduandos da licenciatura uma visão mais ampla da docência, abrindo horizontes para o planejamento de futuras atividades e para o enriquecimento do currículo acadêmico. Esse trabalho propõe analisar os recursos físicos e humanos da escola campo de estágio, sendo ela, a Escola Estadual de Tempo Integral Professora Clara Tetéo, localizada na cidade de Macau Rio Grande do Norte. O processo de análise desse espaço de educação formal foi realizado durante a disciplina de Orientação ao estágio supervisionado-I do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – campus Ipanguaçu. O processo metodológico da pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, baseando-se na fundamentação literária e bibliográfica de Fontenelle (2018), Libâneo (2001, 2012), e outros autores que trabalham a temática central da pesquisa. Como resultados o trabalho caracterizou os aspectos físicos e humanos do espaço escolar com o intuito de fomentar o processo de familiarização com as nuances e realidades desse ambiente.