O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir as dimensões constitutivas da musicalização no processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças, considerando que a ludicidade é eixo estruturante das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Vários estudos sobre as múltiplas linguagens da criança, tem evidenciado a musicalização como uma linguagem musical como possibilidade de expressão, além de contribuir com a sensibilidade com a comunicação, expressão corporal e socialização, estimulando, também, a concentração e a memória. O presente artigo é resultado de estudos realizados no componente curricular “A infância e suas múltiplas linguagem”, cujo princípio é que a criança diz o mundo e o compreende a partir de várias linguagens. No entanto, observa-se que práticas pedagógicas têm colocado a linguagem escrita prioritária na Educação Infantil, negando, com isso, as múltiplas formas da criança compreender e dizer um mundo. É partindo disso, que compreendemos a importância deste estudo. Metodologicamente, realizamos um estudo bibliográfico com base nos estudos de Brito (2003), Cunha (2009), Leal (2011), dentre outros estudiosos no assunto.