Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO CAMINHOS NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE JUROS PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo construir uma sequência didática com a Educação Financeira para o 9º ano do Ensino Fundamental trabalhando um conteúdo sobre juros simples e compostos. Para embasar nossa pesquisa, recorremos a documentos oficiais vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e alguns autores como Mundy (2008); Silva e Powell (2013); Santos (2005); Cerbasi (2010) e D’Ambrósio (2012). Em nosso referencial teórico, discutirmos sobre a Base Nacional Comum Curricular e a Educação Financeira na escola, a Educação Financeira no ambiente escolar, e a Matemática Financeira como uma ferramenta para o ensino da Educação Financeira. A metodologia adotada no estudo concretizou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. O trabalho foi estruturado em três partes: levantamento de competências e habilidades da BNCC, elaboração e aplicação da sequência didática, e análise dos resultados obtidos participaram dessa pesquisa 50 alunos de duas turmas do 9º ano de uma escola situada no município de Curral de Cima – PB. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram que os participantes possuem um conhecimento significativo sobre a Educação Financeira e Matemática Financeira ao demonstrarem ter consciência de lidar com o dinheiro de forma correta, adquirido com experiências vivenciadas. A pesquisa mostrou que os alunos construíram uma noção sobre os juros de maneira bastante articulada, sempre expondo suas opiniões sobre o tema proposto nas atividades. Por fim, foi possível concluir que esta discussão deve ser abordada em todos os anos escolares, devendo ser integrada as unidades temáticas de matemática, para assim gerar uma consciência econômica sólida, contribuindo na formação de cidadãos participativos, capazes de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação ao uso do dinheiro.

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