As Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) tornaram-se ferramentas fundamentais para a educação moderna. No Brasil, a inserção de TDIC na educação tem sido acompanhada por políticas e ações educacionais destinadas à melhoria da qualidade do ensino e à inclusão social. O presente artigo tem por objetivo identificar essas políticas públicas e ações educacionais de inserção das TDIC no Brasil. Esta pesquisa é documental e bibliográfica, no qual o material analisado inclui documentos oficiais, relatórios, artigos científicos, livros e outras fontes de informações sobre as políticas públicas e ações educacionais de inserção das TDIC no Brasil. Os resultados da demonstram que existem políticas públicas e ações educacionais por parte do Estado para melhorar a inserção das TDIC no país, e estabelecer redes de formação de professores sobre as tecnologias, mas ainda há muito a ser feito para garantir que todas as regiões do país tenham acesso às ferramentas e recursos necessários. Sendo assim, ainda é necessário trabalhar para garantir políticas públicas e programas/ações para que as TDIC possam ser utilizadas em todo o país em contextos educacionais com infraestrutura necessária e professores com formação adequada.