O presente artigo é um recorte de uma pesquisa da graduação na qual foi realizado um estudo sobre a formação de professores de língua portuguesa. O intuito era narrar as experiências dos residentes com o ensino remoto durante a realização do Programa Residência Pedagógica (2020-2022) do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão. Problematizou-se questões como a construção da identidade docente, a experiência com o ensino remoto e o ensino da língua portuguesa, novas metodologias. Utilizou-se uma abordagem autobiográfica para compreensão e interpretação das experiências de vida no campo da formação docente. Para coleta das narrativas, foi aplicado um questionário em formato de entrevista com dez residentes bolsistas, que relatam acerca da contribuição do programa para a construção e formação da sua identidade docente. Para tanto, este artigo discorrerá sobre as implicações da experiência dos residentes no contexto da pandemia; de que modo tais experiências afetaram o modus operandi do pensar pedagogicamente o ensino de língua portuguesa. A discussão respalda-se em autores como Tardif (2002); Larrosa (2002); Marie-Christine Josso (2002); Clandinin e Connelly (2011); Marcuschi (2010). As narrativas conduziram para a contribuição salutar da Residência Pedagógica no processo formativo dos discentes, levando em consideração o contexto pandêmico, na qual proporcionou inúmeras experiências formativas.