O Programa Residência Pedagógica oferece aos discentes de licenciaturas a experiência da vivência no local formal do trabalho docente. Sabendo disso, a partir das experiências vivenciadas durante o programa Residência Pedagógica, na unidade curricular de Investigação Científica, pensou-se na escrita de um relato de experiência, presente neste artigo, cujo principal objetivo foi de promover e incentivar a produção de artigos entre os alunos. As atividades foram realizadas na Escola Técnica Estadual de Caruaru Nelson Barbalho durante o primeiro semestre deste ano letivo, e contou com a participação de estudantes, professora da disciplina e dois estudantes do curso de Física, participantes do programa de Residência Pedagógica pela UFPE. No início do programa, os alunos foram apresentados aos conceitos básicos da iniciação científica e aos passos necessários para a produção de um artigo científico. Eles aprenderam sobre a estrutura de um artigo, a seleção e análise de fontes de pesquisa e a redação acadêmica. Além disso, foram incentivados a escolher um tema de interesse para desenvolverem suas pesquisas. Durante o período de residência pedagógica, os alunos foram acompanhados de perto pelos professores, que ofereceram suporte e orientação em todas as etapas do processo de pesquisa e escrita. Foram realizadas aulas expositivas, discussões em grupo e atividades práticas para auxiliar os alunos em suas investigações. Os resultados dessa experiência foram extremamente positivos. Os alunos desenvolveram habilidades de pesquisa, escrita acadêmica e apresentação oral. Além disso, eles se envolveram em projetos significativos e tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de produção do conhecimento científico. Em conclusão, a residência pedagógica, proporcionou uma experiência enriquecedora aos alunos, permitindo-lhes mergulhar no mundo da pesquisa científica e aprimorar suas habilidades acadêmicas. Esse tipo de abordagem pedagógica mostra-se eficaz na formação de estudantes mais críticos e preparados para os desafios do ensino superior e do mercado de trabalho