Objetiva-se apresenta uma experiência docente com metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa numa disciplina obrigatória do curso de Letras de uma instituição pública. Adotou-se, neste trabalho, o estudo de caso para delinear os procedimentos metodológicos e pedagógicos utilizados pela professora pesquisadora na sala de aula online na qual os discentes receberam orientações para a elaborar seus projetos de pesquisa. Como aportes teóricos, buscou-se subsídios em Bakhtin (2011), Gil (2002), Antunes (2002) e BNCC (2017) entre outros estudos sobre a linguagem e as metodologias aplicadas ao ensino. Ressalta-se que este trabalho faz parte de um projeto mais amplo intitulado “Do oral ao escrito e vice-versa: os gêneros textuais orais e escritos, formais e públicos, no ensino de língua portuguesa da Educação Básica” cujo objetivo consiste em estudar e desenvolver práticas de linguagem para o trabalho com o texto na escola, tendo como sujeito de pesquisa o aluno /professor em formação inicial ou continuada atuante na Educação Básica. Nesse trabalho, o sujeito é o aprendiz / professor matriculado em uma disciplina de metodologia do ensino de língua portuguesa cujo propósito consistiu em desenvolver projetos de pesquisa para a conclusão de curso. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que as metodologias ativas, como a sala de aula invertida, favorecem a produção acadêmico-científica e também pedagógica tendo sido elaborados 19 (dezenove) projetos de pesquisa com temáticas direcionadas para o ensino de língua portuguesa na educação básica.