Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: PRIMEIROS CONTATOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM GRÁFICOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Comunicação Científica (CC) Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)
"2014-11-28 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9551
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 450
    "titulo" => "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: PRIMEIROS CONTATOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM GRÁFICOS"
    "resumo" => "Apresentamos neste artigo resultados de uma intervenção planejada e executada por Bolsistas de Iniciação à Docência em parceria com uma Escola Municipal de Garanhuns/PE. A proposta de trabalhar a leitura e criação de gráficos com alunos da 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos aconteceu por observarmos as dificuldades apresentadas por eles no que diz respeito a compreensão de assuntos do cotidianos que lhes são apresentados diariamente pelos veículos de comunicação, como por exemplo: as pesquisas eleitorais, que apresentam uma grande quantidade de informações divulgadas em forma de gráficos. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação, a qual permite ao pesquisador interferir diretamente no ambiente de pesquisa. Realizamos leituras de diferentes gráficos e construímos outros em coletivo, estes sobre aspectos de nossa escola, realizamos também uma eleição para representante de turma na qual o resultado seria apresentado em gráfico, em seguida os alunos realizaram uma pesquisa com alunos de outras duas turmas para divulgar os resultados em representação gráfica"
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_18_48_11_idinscrito_450_b2d728539279b0be14b10719f841f301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLAM DIELCIO PONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ARLAM PONTES"
    "autor_email" => "arllan_dielcio@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9551
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 450
    "titulo" => "TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: PRIMEIROS CONTATOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM GRÁFICOS"
    "resumo" => "Apresentamos neste artigo resultados de uma intervenção planejada e executada por Bolsistas de Iniciação à Docência em parceria com uma Escola Municipal de Garanhuns/PE. A proposta de trabalhar a leitura e criação de gráficos com alunos da 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos aconteceu por observarmos as dificuldades apresentadas por eles no que diz respeito a compreensão de assuntos do cotidianos que lhes são apresentados diariamente pelos veículos de comunicação, como por exemplo: as pesquisas eleitorais, que apresentam uma grande quantidade de informações divulgadas em forma de gráficos. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação, a qual permite ao pesquisador interferir diretamente no ambiente de pesquisa. Realizamos leituras de diferentes gráficos e construímos outros em coletivo, estes sobre aspectos de nossa escola, realizamos também uma eleição para representante de turma na qual o resultado seria apresentado em gráfico, em seguida os alunos realizaram uma pesquisa com alunos de outras duas turmas para divulgar os resultados em representação gráfica"
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_18_48_11_idinscrito_450_b2d728539279b0be14b10719f841f301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLAM DIELCIO PONTES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ARLAM PONTES"
    "autor_email" => "arllan_dielcio@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Apresentamos neste artigo resultados de uma intervenção planejada e executada por Bolsistas de Iniciação à Docência em parceria com uma Escola Municipal de Garanhuns/PE. A proposta de trabalhar a leitura e criação de gráficos com alunos da 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos aconteceu por observarmos as dificuldades apresentadas por eles no que diz respeito a compreensão de assuntos do cotidianos que lhes são apresentados diariamente pelos veículos de comunicação, como por exemplo: as pesquisas eleitorais, que apresentam uma grande quantidade de informações divulgadas em forma de gráficos. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação, a qual permite ao pesquisador interferir diretamente no ambiente de pesquisa. Realizamos leituras de diferentes gráficos e construímos outros em coletivo, estes sobre aspectos de nossa escola, realizamos também uma eleição para representante de turma na qual o resultado seria apresentado em gráfico, em seguida os alunos realizaram uma pesquisa com alunos de outras duas turmas para divulgar os resultados em representação gráfica

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.