Apresentamos neste artigo resultados de uma intervenção planejada e executada por Bolsistas de Iniciação à Docência em parceria com uma Escola Municipal de Garanhuns/PE. A proposta de trabalhar a leitura e criação de gráficos com alunos da 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos aconteceu por observarmos as dificuldades apresentadas por eles no que diz respeito a compreensão de assuntos do cotidianos que lhes são apresentados diariamente pelos veículos de comunicação, como por exemplo: as pesquisas eleitorais, que apresentam uma grande quantidade de informações divulgadas em forma de gráficos. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação, a qual permite ao pesquisador interferir diretamente no ambiente de pesquisa. Realizamos leituras de diferentes gráficos e construímos outros em coletivo, estes sobre aspectos de nossa escola, realizamos também uma eleição para representante de turma na qual o resultado seria apresentado em gráfico, em seguida os alunos realizaram uma pesquisa com alunos de outras duas turmas para divulgar os resultados em representação gráfica