Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EM UM CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97299
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3523
    "inscrito_id" => 9747
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EM UM CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo apresentar, no formato de comunicação oral, as experiências do NAPNEE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no processo de inclusão de um aluno com várias necessidades especiais como Holoprosencefalia, Miopatia Mitocondrial com afecção da placa motora, Transtorno Mental não Especificado, Epilepsia, Déficit de Atenção, alterações no campo da aprendizagem, habilidades interpessoais e funções executivas, dificuldade em tolerar frustações e/ou limites, no curso de Bacharel em Engenharia Mecânica no IFMG Campus Arcos. Consideramos importante relatar experiências exitosas no campo da inclusão para que as crenças, saberes, vivências e investimentos que favoreçam a construção de processos que promovam as oportunidades para todos sejam cada vez mais incentivados e valorizados. O relato traz todo o percurso do aluno, as condições de acesso e permanência, os recursos oferecidos, as adaptações necessárias, a formação docente, o vínculo com a família e o resultado das ações até o presente momento. Importante salientar que não é só o aluno que tem oportunidades de aprendizados, a presença do estudante na escola influencia a mudança de visão do grupo e da instituição em relação à inclusão como os discentes/colegas que passaram a entender a importância da empatia, solidariedade e diferenças nos avanços individuais e os professores/servidores que passaram a compreender que existem diferentes formas de avaliação, a necessidade da criação de estratégias para o atendimento às diferenças e como o currículo deve ser flexível e adaptado, sabendo que muitos desafios ainda estão por vir mas que poderão ser superados com a aceitação e a construção de propostas inclusivas de forma consciente e coletiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9747_TB3523_20062023113138.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA SOARES ROSSI"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudia.rossi@ifmg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97299
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3523
    "inscrito_id" => 9747
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EM UM CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo apresentar, no formato de comunicação oral, as experiências do NAPNEE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no processo de inclusão de um aluno com várias necessidades especiais como Holoprosencefalia, Miopatia Mitocondrial com afecção da placa motora, Transtorno Mental não Especificado, Epilepsia, Déficit de Atenção, alterações no campo da aprendizagem, habilidades interpessoais e funções executivas, dificuldade em tolerar frustações e/ou limites, no curso de Bacharel em Engenharia Mecânica no IFMG Campus Arcos. Consideramos importante relatar experiências exitosas no campo da inclusão para que as crenças, saberes, vivências e investimentos que favoreçam a construção de processos que promovam as oportunidades para todos sejam cada vez mais incentivados e valorizados. O relato traz todo o percurso do aluno, as condições de acesso e permanência, os recursos oferecidos, as adaptações necessárias, a formação docente, o vínculo com a família e o resultado das ações até o presente momento. Importante salientar que não é só o aluno que tem oportunidades de aprendizados, a presença do estudante na escola influencia a mudança de visão do grupo e da instituição em relação à inclusão como os discentes/colegas que passaram a entender a importância da empatia, solidariedade e diferenças nos avanços individuais e os professores/servidores que passaram a compreender que existem diferentes formas de avaliação, a necessidade da criação de estratégias para o atendimento às diferenças e como o currículo deve ser flexível e adaptado, sabendo que muitos desafios ainda estão por vir mas que poderão ser superados com a aceitação e a construção de propostas inclusivas de forma consciente e coletiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9747_TB3523_20062023113138.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MARIA SOARES ROSSI"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA"
    "autor_email" => "claudia.rossi@ifmg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar, no formato de comunicação oral, as experiências do NAPNEE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no processo de inclusão de um aluno com várias necessidades especiais como Holoprosencefalia, Miopatia Mitocondrial com afecção da placa motora, Transtorno Mental não Especificado, Epilepsia, Déficit de Atenção, alterações no campo da aprendizagem, habilidades interpessoais e funções executivas, dificuldade em tolerar frustações e/ou limites, no curso de Bacharel em Engenharia Mecânica no IFMG Campus Arcos. Consideramos importante relatar experiências exitosas no campo da inclusão para que as crenças, saberes, vivências e investimentos que favoreçam a construção de processos que promovam as oportunidades para todos sejam cada vez mais incentivados e valorizados. O relato traz todo o percurso do aluno, as condições de acesso e permanência, os recursos oferecidos, as adaptações necessárias, a formação docente, o vínculo com a família e o resultado das ações até o presente momento. Importante salientar que não é só o aluno que tem oportunidades de aprendizados, a presença do estudante na escola influencia a mudança de visão do grupo e da instituição em relação à inclusão como os discentes/colegas que passaram a entender a importância da empatia, solidariedade e diferenças nos avanços individuais e os professores/servidores que passaram a compreender que existem diferentes formas de avaliação, a necessidade da criação de estratégias para o atendimento às diferenças e como o currículo deve ser flexível e adaptado, sabendo que muitos desafios ainda estão por vir mas que poderão ser superados com a aceitação e a construção de propostas inclusivas de forma consciente e coletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.