O trabalho tem como objetivo apresentar, no formato de comunicação oral, as experiências do NAPNEE – Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no processo de inclusão de um aluno com várias necessidades especiais como Holoprosencefalia, Miopatia Mitocondrial com afecção da placa motora, Transtorno Mental não Especificado, Epilepsia, Déficit de Atenção, alterações no campo da aprendizagem, habilidades interpessoais e funções executivas, dificuldade em tolerar frustações e/ou limites, no curso de Bacharel em Engenharia Mecânica no IFMG Campus Arcos. Consideramos importante relatar experiências exitosas no campo da inclusão para que as crenças, saberes, vivências e investimentos que favoreçam a construção de processos que promovam as oportunidades para todos sejam cada vez mais incentivados e valorizados. O relato traz todo o percurso do aluno, as condições de acesso e permanência, os recursos oferecidos, as adaptações necessárias, a formação docente, o vínculo com a família e o resultado das ações até o presente momento. Importante salientar que não é só o aluno que tem oportunidades de aprendizados, a presença do estudante na escola influencia a mudança de visão do grupo e da instituição em relação à inclusão como os discentes/colegas que passaram a entender a importância da empatia, solidariedade e diferenças nos avanços individuais e os professores/servidores que passaram a compreender que existem diferentes formas de avaliação, a necessidade da criação de estratégias para o atendimento às diferenças e como o currículo deve ser flexível e adaptado, sabendo que muitos desafios ainda estão por vir mas que poderão ser superados com a aceitação e a construção de propostas inclusivas de forma consciente e coletiva.