Ao observar as dificuldades dos alunos sobre o estudo das plantas, suas diferenças evolutivas, bem como a sua importância para manutenção da vida no nosso planeta, notou-se a viabilidade de elaborar uma sequência didática para auxiliar no processo de aprendizado dos alunos. Buscando melhorar a compreensão sobre os grupos vegetais de uma maneira mais simples e dinâmica, levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. A atividade foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Amarina Simões, situada no bairro do Nobre em Paulista-PE. A atividade foi aplicada em 2 turmas de segundo ano do ensino médio com média de 40 alunos cada e com idade entre 15 e 17 anos de ambos os sexos, masculino ou feminino. Podemos destacar como principal ponto positivo desta atividade a simplicidade da abordagem do tema com os alunos, que valorizou o conhecimento prévio dos mesmos sobre os grupos de plantas de uma forma lúdica e os estimulou a investigar quais grupos eles poderiam reconhecer na própria área da escola. Tornando a aula mais dinâmica e valorizando a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento.