O trabalho é fruto da pesquisa de PIBIC 2022/2023 da UFPE sob orientação da prof. Dra Tayana Menezes e tem como objetivo identificar e analisar as categorias que compõem a Representação Social (RS) dos sujeitos surdos do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFPE, considerando suas trajetórias pessoais e a influência que a Memória Coletiva possui sobre elas. Para fundamentar a pesquisa, usamos a Teoria das Representações Sociais (TRS) desenvolvida por Moscovici, pois esta fornece um modelo de análise capaz de dar conta das intricadas relações entre linguagem e cognição; e a Teoria da Memória Social, desenvolvida por Halbwachs, que encara o passado como um elemento plástico, ele se molda de acordo com os interesses e necessidades dos grupos sociais. A pesquisa é descritiva e interpretativa e a Análise Sociocognitiva do Discurso é o sustentáculo necessário para analisar e identificar as narrativas que tratam sobre a trajetória desses sujeitos. Assim, por meio de entrevistas realizadas em Libras e posteriormente traduzidas para o português escrito, observaremos quais são os elementos que compõem a RS sobre o surdo, definindo quais critérios são usados nesse processo de (re)significação de eventos passados de acordo com os interesses sociais dos sujeitos surdos. A pesquisa busca compreender também como a (re)construção da RS sobre o surdo perpassada a memória coletiva, podendo sustentar práticas discriminatórias naturalizadas. A pesquisa encontra-se em curso e, por essa razão, trazemos aqui mais reflexões, questionamentos e dados parciais do que propriamente resultados conclusivos. Vale ressaltar ainda que compreender práticas discriminatórias sobre o grupo em questão, pode auxiliar a desmistificar estereótipos que circulam até mesmo no chão da escola, isso, consequentemente, afetará os processos de ensino e a metodologia selecionada em sala de aula.