Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95042 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 9980 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃODIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃ" "resumo" => "Este artigo propõe avaliar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Maranhão IFMA- Campus Caxias na disciplina de Programação Estruturada. A falta de domínio dos conceitos fundamentais da lógica de programação assim como as estruturas fundamentais da disciplina, pode prejudicar o aprendizado de conceitos mais complexos, como Estrutura de Dados, levando a altos índices de retenção, dificuldades em outras disciplinas, que têm esses conceitos como pré-requisitos, assim como expressivas taxas de evasão no curso. Este estudo de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa incluirá a aplicação de questionários aos graduandos do curso em períodos iniciais e de outros períodos que tenham disciplinas correlatas, a fim de identificar os níveis de aprendizagem e dificuldades, incluindo o domínio da base matemática e da programação. Espera-se que os resultados encontrados não só evidenciem quais são as dificuldades e o que pode estar por trás deste problema, mas que também sirvam para fomentar no processo de intervenção pedagógica, por parte da instituição de ensino. O objetivo é contribuir de forma efetiva e significativa para a comunidade acadêmica, abrindo novas oportunidades de investigação que possam ajudar a formar profissionais cada vez mais qualificados na área de Ciência da Computação.Este artigo propõe avaliar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Maranhão IFMA- Campus Caxia" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9980_TB541_21042023160733.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELA EVELY SOUSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Micka Freitas" "autor_email" => "smickaela@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95042 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 541 "inscrito_id" => 9980 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃODIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA: ESTUDO DE CASO NO IFMA - CAMPUS CAXIAS E SEUS IMPACTOS NA CONTINUIDADE DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃ" "resumo" => "Este artigo propõe avaliar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Maranhão IFMA- Campus Caxias na disciplina de Programação Estruturada. A falta de domínio dos conceitos fundamentais da lógica de programação assim como as estruturas fundamentais da disciplina, pode prejudicar o aprendizado de conceitos mais complexos, como Estrutura de Dados, levando a altos índices de retenção, dificuldades em outras disciplinas, que têm esses conceitos como pré-requisitos, assim como expressivas taxas de evasão no curso. Este estudo de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa incluirá a aplicação de questionários aos graduandos do curso em períodos iniciais e de outros períodos que tenham disciplinas correlatas, a fim de identificar os níveis de aprendizagem e dificuldades, incluindo o domínio da base matemática e da programação. Espera-se que os resultados encontrados não só evidenciem quais são as dificuldades e o que pode estar por trás deste problema, mas que também sirvam para fomentar no processo de intervenção pedagógica, por parte da instituição de ensino. O objetivo é contribuir de forma efetiva e significativa para a comunidade acadêmica, abrindo novas oportunidades de investigação que possam ajudar a formar profissionais cada vez mais qualificados na área de Ciência da Computação.Este artigo propõe avaliar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Maranhão IFMA- Campus Caxia" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9980_TB541_21042023160733.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICKAELA EVELY SOUSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Micka Freitas" "autor_email" => "smickaela@acad.ifma.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo propõe avaliar as dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos de Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Federal Maranhão IFMA- Campus Caxias na disciplina de Programação Estruturada. A falta de domínio dos conceitos fundamentais da lógica de programação assim como as estruturas fundamentais da disciplina, pode prejudicar o aprendizado de conceitos mais complexos, como Estrutura de Dados, levando a altos índices de retenção, dificuldades em outras disciplinas, que têm esses conceitos como pré-requisitos, assim como expressivas taxas de evasão no curso. Este estudo de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa incluirá a aplicação de questionários aos graduandos do curso em períodos iniciais e de outros períodos que tenham disciplinas correlatas, a fim de identificar os níveis de aprendizagem e dificuldades, incluindo o domínio da base matemática e da programação. Espera-se que os resultados encontrados não só evidenciem quais são as dificuldades e o que pode estar por trás deste problema, mas que também sirvam para fomentar no processo de intervenção pedagógica, por parte da instituição de ensino. O objetivo é contribuir de forma efetiva e significativa para a comunidade acadêmica, abrindo novas oportunidades de investigação que possam ajudar a formar profissionais cada vez mais qualificados na área de Ciência da Computação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.