Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94976
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 2048
    "titulo" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE"
    "resumo" => "Os jovens e adultos trabalhadores de classes populares no Brasil lutam para superarem as condições de alimentação, moradia, saúde, transporte e emprego, ao passo que, é frequente a percepção da procura, pelas instituições de ensino, focadas em jovens e adultos. Nesse sentido, este artigo direcionou-se pelo seguinte objetivo geral: distinguir a importância da mediação pedagógica no desempenho educacional do professor da educação de jovens e adultos (EJA) do município de cumaru-PE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa através de questionário semiestruturado aos professores e alunos da EJA. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal durante o segundo semestre de 2022, a partir das observações das práticas pedagógicas dos professores da EJA, e da aquisição do desempenho dos discentes averiguando o comportamento dos alunos em sala de aula. Paralelamente ao período de observação, foram aplicados os questionários aos professores e alunos. Os resultados apontaram que as professoras, por sua vez, são formadas em pedagogia com curso de pós-graduação, entretanto não apresentam curso de formação continuada na área da educação de jovens e adultos. Utilizam o método Paulo Freire como um método para trocar informações e conhecimentos com os alunos utilizando dados de suas próprias realidades. Dessa forma, os professores necessitam de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuadas, preparando professores cada vez mais qualificados, capazes de transformar a vida de jovens e adultos através da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2048_TB455_16112023195923.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROZINEIDE IRACI"
    "autor_email" => "neide-silva96@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94976
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 455
    "inscrito_id" => 2048
    "titulo" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DESEMPENHO EDUCACIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE"
    "resumo" => "Os jovens e adultos trabalhadores de classes populares no Brasil lutam para superarem as condições de alimentação, moradia, saúde, transporte e emprego, ao passo que, é frequente a percepção da procura, pelas instituições de ensino, focadas em jovens e adultos. Nesse sentido, este artigo direcionou-se pelo seguinte objetivo geral: distinguir a importância da mediação pedagógica no desempenho educacional do professor da educação de jovens e adultos (EJA) do município de cumaru-PE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa através de questionário semiestruturado aos professores e alunos da EJA. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal durante o segundo semestre de 2022, a partir das observações das práticas pedagógicas dos professores da EJA, e da aquisição do desempenho dos discentes averiguando o comportamento dos alunos em sala de aula. Paralelamente ao período de observação, foram aplicados os questionários aos professores e alunos. Os resultados apontaram que as professoras, por sua vez, são formadas em pedagogia com curso de pós-graduação, entretanto não apresentam curso de formação continuada na área da educação de jovens e adultos. Utilizam o método Paulo Freire como um método para trocar informações e conhecimentos com os alunos utilizando dados de suas próprias realidades. Dessa forma, os professores necessitam de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuadas, preparando professores cada vez mais qualificados, capazes de transformar a vida de jovens e adultos através da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2048_TB455_16112023195923.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROZINEIDE IRACI"
    "autor_email" => "neide-silva96@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os jovens e adultos trabalhadores de classes populares no Brasil lutam para superarem as condições de alimentação, moradia, saúde, transporte e emprego, ao passo que, é frequente a percepção da procura, pelas instituições de ensino, focadas em jovens e adultos. Nesse sentido, este artigo direcionou-se pelo seguinte objetivo geral: distinguir a importância da mediação pedagógica no desempenho educacional do professor da educação de jovens e adultos (EJA) do município de cumaru-PE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa através de questionário semiestruturado aos professores e alunos da EJA. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal durante o segundo semestre de 2022, a partir das observações das práticas pedagógicas dos professores da EJA, e da aquisição do desempenho dos discentes averiguando o comportamento dos alunos em sala de aula. Paralelamente ao período de observação, foram aplicados os questionários aos professores e alunos. Os resultados apontaram que as professoras, por sua vez, são formadas em pedagogia com curso de pós-graduação, entretanto não apresentam curso de formação continuada na área da educação de jovens e adultos. Utilizam o método Paulo Freire como um método para trocar informações e conhecimentos com os alunos utilizando dados de suas próprias realidades. Dessa forma, os professores necessitam de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuadas, preparando professores cada vez mais qualificados, capazes de transformar a vida de jovens e adultos através da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.