Os jovens e adultos trabalhadores de classes populares no Brasil lutam para superarem as condições de alimentação, moradia, saúde, transporte e emprego, ao passo que, é frequente a percepção da procura, pelas instituições de ensino, focadas em jovens e adultos. Nesse sentido, este artigo direcionou-se pelo seguinte objetivo geral: distinguir a importância da mediação pedagógica no desempenho educacional do professor da educação de jovens e adultos (EJA) do município de cumaru-PE. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com procedimentos bibliográfico, documental e de campo com uma abordagem qualitativa através de questionário semiestruturado aos professores e alunos da EJA. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal durante o segundo semestre de 2022, a partir das observações das práticas pedagógicas dos professores da EJA, e da aquisição do desempenho dos discentes averiguando o comportamento dos alunos em sala de aula. Paralelamente ao período de observação, foram aplicados os questionários aos professores e alunos. Os resultados apontaram que as professoras, por sua vez, são formadas em pedagogia com curso de pós-graduação, entretanto não apresentam curso de formação continuada na área da educação de jovens e adultos. Utilizam o método Paulo Freire como um método para trocar informações e conhecimentos com os alunos utilizando dados de suas próprias realidades. Dessa forma, os professores necessitam de políticas públicas voltadas à formação inicial e continuadas, preparando professores cada vez mais qualificados, capazes de transformar a vida de jovens e adultos através da educação.