O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o impacto da plataforma YouTube como meio de divulgação científica, dando ênfase ao ensino e a aprendizagem da disciplina de Física voltada ao Ensino Médio. Diante disto, temos também o intuito de verificar e analisar a utilização do Youtube como ferramenta de aprendizagem, com vistas a responder as seguintes questões: os alunos do Ensino Médio utilizam o Youtube como ferramenta de pesquisa sobre conteúdos voltados a Física? Em caso afirmativo, quais os principais canais assistidos e o que estes canais oferecem a ponto de prender a atenção destes estudantes? A fundamentação teórica é vinculada à autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. A metodologia se constituiu na aplicação de um questionário online com alunos que frequentavam o Ensino Médio de duas escolas estaduais públicas do município de Paulista - PB. Os resultados da pesquisa revelou, dentre outros aspectos, as seguintes recorrências: a maioria dos jovens, além de utilizarem o Youtube no seu cotidiano, também faziam seu uso para fins de aprendizagem de conteúdos relativos a disciplina de Física; em sua maioria, os participantes da pesquisa acreditavam que o acesso e a visualização de vídeos disponíveis no Youtube, relacionados à Física facilitam bastante a aprendizagem e à construção do conhecimento, uma vez que a plataforma oferece uma variedade imensa de conteúdos para todos os tipos de gostos, influenciando de forma positiva em seu desempenho escolar