Este trabalho se propõe a relacionar a importância da literatura produzida na coleção Cadernos Negros (CN) como ferramenta de possibilidade de superação do racismo no Brasil. Dialogando com a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo e aplicação sobre histórias e cultura africanas e afro-brasileiras em todas as instancias do ensino. Neste sentido nosso objetivo é analisar o contexto de criação da Coleção, no âmbito de resistência e enfrentamento ao racismo e a literatura canônica em vigor e, contribuir para o debate entre a geografia e literatura negra, no sentido de ampliar e fortalecer as discussões para crescimento de uma geografia antirracista. Desta forma materiais como a Coleção Cadernos Negros , nos apontam uma forma de compreensão das opressões socioespaciais nas quais estão expostas a população negra brasileira, porque trazem a experiência como ponto de partida de seus trabalhos literários. A fim de inverter imaginários e estereótipos presentes na sociedade, justificando assim as análises propostas por este trabalho. Baseamo-nos assim nos estudos sobre o movimento negro brasileiro e as etapas de produção de conhecimento através da escrita que atingiu resultados brilhantes, frente aos períodos de opressão democrática no qual o movimento atravessou e resistiu.