Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94090
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 676
    "inscrito_id" => 2637
    "titulo" => "FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO"
    "resumo" => "Resultado de uma análise feita no âmbito de uma disciplina do Doutorado em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC. Esse trabalho apresenta algumas provocações em torno da possibilidade de se ensinar conceitos e categorias da ciência geográfica, dentro da implementação do Novo Ensino Médio. O estudo levou em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso - Etapa Ensino Médio (DRC-MT/EM) junto aos referências teóricos estudados na disciplina do Doutorado. Desse modo, foi possível identificar que os conceitos e categorias da Geografia, acabam se diluindo nas competências gerais de área, dentro do Novo Ensino Médio. Situação está que pode prejudicar o desenvolvimento de uma Educação Geográfica qualitativa, que auxilie as juventudes no seu processo de inserção no Ensino Superior e no mundo do trabalho com empregos dignos e boas remunerações."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2637_TB676_28112023145415.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JALME SANTANA DE FIGUEIREDO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JALME SANATANA"
    "autor_email" => "prof.jalmejunior@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94090
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 676
    "inscrito_id" => 2637
    "titulo" => "FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO"
    "resumo" => "Resultado de uma análise feita no âmbito de uma disciplina do Doutorado em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC. Esse trabalho apresenta algumas provocações em torno da possibilidade de se ensinar conceitos e categorias da ciência geográfica, dentro da implementação do Novo Ensino Médio. O estudo levou em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso - Etapa Ensino Médio (DRC-MT/EM) junto aos referências teóricos estudados na disciplina do Doutorado. Desse modo, foi possível identificar que os conceitos e categorias da Geografia, acabam se diluindo nas competências gerais de área, dentro do Novo Ensino Médio. Situação está que pode prejudicar o desenvolvimento de uma Educação Geográfica qualitativa, que auxilie as juventudes no seu processo de inserção no Ensino Superior e no mundo do trabalho com empregos dignos e boas remunerações."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2637_TB676_28112023145415.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JALME SANTANA DE FIGUEIREDO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JALME SANATANA"
    "autor_email" => "prof.jalmejunior@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Resultado de uma análise feita no âmbito de uma disciplina do Doutorado em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC. Esse trabalho apresenta algumas provocações em torno da possibilidade de se ensinar conceitos e categorias da ciência geográfica, dentro da implementação do Novo Ensino Médio. O estudo levou em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso - Etapa Ensino Médio (DRC-MT/EM) junto aos referências teóricos estudados na disciplina do Doutorado. Desse modo, foi possível identificar que os conceitos e categorias da Geografia, acabam se diluindo nas competências gerais de área, dentro do Novo Ensino Médio. Situação está que pode prejudicar o desenvolvimento de uma Educação Geográfica qualitativa, que auxilie as juventudes no seu processo de inserção no Ensino Superior e no mundo do trabalho com empregos dignos e boas remunerações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.