Este trabalho tem como tema central a utilização do vídeo enquanto linguagem e recurso instrumental para o ensino e aprendizagem do conceito de Paisagem na Geografia no Ensino Médio. Reflete sobre a inserção e impactos das técnicas e tecnologias de produção, reprodução e circulação de imagens na sociedade, sobretudo na escola – evidenciada pela velocidade com que a informação circula – o que dificulta que os jovens escolares consolidem e deem sentido às suas experiências e conhecimentos. Vivemos em um mundo onde as “transformações aceleradas” se evidenciam mediante à revolução técnica, científica e informacional e à globalização que se intensificaram com o advento da pandemia provocada pelo (COVID-19), acelerando assim, o processo de convergência digital nos vários aspectos e práticas mundiais. Expõe dentro dessa conjuntura, um estudo teórico da Paisagem no contexto da Geografia acadêmica e escolar, assim como sua abordagem a partir da linguagem do vídeo, direcionando suas potencialidades em processos de construção do conhecimento através de experiências com a produção, considerando o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da aprendizagem. Para tanto, se propõe a linguagem do vídeo como produto central e seus subprodutos: oficinas com produção de vídeos captados e editados pelos estudantes e a mostra de vídeos acessível à comunidade escolar. Demonstra que a importância da linguagem do vídeo se confirma ao compreender que o processo de ensino e aprendizagem pode se dar também pelas inspirações, sensações, imaginações, afetos, olhares, sons, vivências que se agregam ao processo educativo através da potencialização das práticas de ensinar e aprender.