A interculturalidade de saberes, dentre os muitos desafios, enfrenta a tarefa de compreender onde e como a universidade deve alcançar diferentes territórios. Tradicionalmente, encontramos uma estrutura dominada por relações de poder oriundas de processos de colonialidade e marginalização de “saberes outros” que não estão alinhados com aqueles considerados científicos e necessários para a funcionalidade do mercado. As estruturas hegemônicas mantêm assimetrias educacionais, econômicas e jurídicas ao negar a diferença dos grupos étnicos, colocando-os na marginalidade. Da mesma forma, a ideologia neoliberal instrumentaliza a luta por direitos, transformando-a em elemento de consumo. É imprescindível repensar criticamente as estratégias para o desenho de políticas públicas que reconheçam a diversidade de conhecer e existir no mundo, a fim de garantir o exercício pleno da cidadania. O presente resumo apresenta uma análise do processo de construção e dos propósitos do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia Intercultural Cuiambá Magistério Indígena Tremembé, oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A experiência de construção do projeto pedagógico do Cuiambá permite elucidar aspectos relevantes do processo de interculturalidade de saberes, visando uma efetiva democratização e inclusão nos territórios interculturais, impactando as culturas e as estruturas universitárias hegemônicas.