O objetivo desse trabalho é defender a educação ambiental crítica, pautada na união de saberes científicos e tradicionais e no fortalecimento da organização comunitária, como um importante instrumento a ser acrescentando na gestão territorial de comunidades tradicionais. Dessa forma, a partir de revisão bibliográfica e da pesquisa-ação, buscamos entender os conceitos operacionais como território e territorialidade; posteriormente, compreender de que forma a educação ambiental crítica tem-se mostrado ser esse um instrumento de gestão territorial, ao refletir sobre seus fundamentos e sobre a metodologia da Pedagogia da Alternância, recortando os processos territorializados do Tempo-Comunidade do Maré de Saberes em Angra dos Reis. Trata-se do primeiro curso da Rede de Formação Socioambiental que está sendo implementada a partir do Projeto Redes (Projeto de Educação Ambeintal - Costa Verde), uma condicionante exigida à Petrobrás pelo licenciamento ambiental federal do IBAMA por seu imenso impacto causado às comunidades tradicionais da região pela exploração do pré-sal na Bacia Geológica de Santos.