Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas pelos indígenas, a partir da vivência do monitor bolsista do projeto Ceanama da Ufopa. A Metodologia que foi utilizada, está pautada no método dialético de análises com uma abordagem qualitativa, onde inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar indigena; seguindo por uma entrevista realizada com o bolsista do Ceanama. Os encontros semanais proporcionaram que o bolsista identificasse e minimizasse algumas dificuldade que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem deles. Entre elas, as que mais lhe chamaram atenção foram: a falta de domínio da língua portuguesa e dificuldade com os meios tecnológicos, o que constitui o segundo grupo de dificuldades, nesse caso, percebemos que para as atividades acadêmicas serem concluídas esses alunos precisam manusear essas ferramentas. Portanto, o projeto Ceanama é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas, além de ultrapassar as barreiras do campo universitário, serve como apoio às diferentes atividades universitárias. Neste sentido, o projeto é capaz de minimizar as dificuldades encontradas através dos diálogos propostos nos encontros, uma vez que ele possibilita um contato mais próximo com os discentes indígenas do curso de geografia.