Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

PROJETO CEANAMA EM GEOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA FORMAÇÃO INDIGENA.

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO
0 of 0
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94288 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 3169 "titulo" => "PROJETO CEANAMA EM GEOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA FORMAÇÃO INDIGENA." "resumo" => "Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas pelos indígenas, a partir da vivência do monitor bolsista do projeto Ceanama da Ufopa. A Metodologia que foi utilizada, está pautada no método dialético de análises com uma abordagem qualitativa, onde inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar indigena; seguindo por uma entrevista realizada com o bolsista do Ceanama. Os encontros semanais proporcionaram que o bolsista identificasse e minimizasse algumas dificuldade que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem deles. Entre elas, as que mais lhe chamaram atenção foram: a falta de domínio da língua portuguesa e dificuldade com os meios tecnológicos, o que constitui o segundo grupo de dificuldades, nesse caso, percebemos que para as atividades acadêmicas serem concluídas esses alunos precisam manusear essas ferramentas. Portanto, o projeto Ceanama é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas, além de ultrapassar as barreiras do campo universitário, serve como apoio às diferentes atividades universitárias. Neste sentido, o projeto é capaz de minimizar as dificuldades encontradas através dos diálogos propostos nos encontros, uma vez que ele possibilita um contato mais próximo com os discentes indígenas do curso de geografia.Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas p" "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3169_TB1115_23102023230400.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNY BARROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANNY" "autor_email" => "dayanny.japah@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94288 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 3169 "titulo" => "PROJETO CEANAMA EM GEOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA FORMAÇÃO INDIGENA." "resumo" => "Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas pelos indígenas, a partir da vivência do monitor bolsista do projeto Ceanama da Ufopa. A Metodologia que foi utilizada, está pautada no método dialético de análises com uma abordagem qualitativa, onde inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar indigena; seguindo por uma entrevista realizada com o bolsista do Ceanama. Os encontros semanais proporcionaram que o bolsista identificasse e minimizasse algumas dificuldade que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem deles. Entre elas, as que mais lhe chamaram atenção foram: a falta de domínio da língua portuguesa e dificuldade com os meios tecnológicos, o que constitui o segundo grupo de dificuldades, nesse caso, percebemos que para as atividades acadêmicas serem concluídas esses alunos precisam manusear essas ferramentas. Portanto, o projeto Ceanama é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas, além de ultrapassar as barreiras do campo universitário, serve como apoio às diferentes atividades universitárias. Neste sentido, o projeto é capaz de minimizar as dificuldades encontradas através dos diálogos propostos nos encontros, uma vez que ele possibilita um contato mais próximo com os discentes indígenas do curso de geografia.Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas p" "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 20: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3169_TB1115_23102023230400.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNY BARROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANNY" "autor_email" => "dayanny.japah@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho busca abordar a Educação Indígena no ensino superior, em especial na licenciatura em geografia, apontando as principais dificuldades encontradas pelos indígenas, a partir da vivência do monitor bolsista do projeto Ceanama da Ufopa. A Metodologia que foi utilizada, está pautada no método dialético de análises com uma abordagem qualitativa, onde inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar indigena; seguindo por uma entrevista realizada com o bolsista do Ceanama. Os encontros semanais proporcionaram que o bolsista identificasse e minimizasse algumas dificuldade que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem deles. Entre elas, as que mais lhe chamaram atenção foram: a falta de domínio da língua portuguesa e dificuldade com os meios tecnológicos, o que constitui o segundo grupo de dificuldades, nesse caso, percebemos que para as atividades acadêmicas serem concluídas esses alunos precisam manusear essas ferramentas. Portanto, o projeto Ceanama é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos indígenas, além de ultrapassar as barreiras do campo universitário, serve como apoio às diferentes atividades universitárias. Neste sentido, o projeto é capaz de minimizar as dificuldades encontradas através dos diálogos propostos nos encontros, uma vez que ele possibilita um contato mais próximo com os discentes indígenas do curso de geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.