Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

IMAGENS DE MUNDO E GEOGRAFIA: UM ESTUDO SOBRE AS COSMOLOGIAS PRESENTES NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 60: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94192
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 2784
    "titulo" => "IMAGENS DE MUNDO E GEOGRAFIA: UM ESTUDO SOBRE AS COSMOLOGIAS PRESENTES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo defende a importância de se considerar diferentes cosmologias e imagens de mundo no ensino da geografia, e refletir sobre os critérios de reconhecimento dessas imagens no ensino da disciplina. A abordagem proposta é uma revisão bibliográfica sobre a relação entre geografia e cosmologia, com o objetivo de compreender diferentes perspectivas teóricas e ampliar a visão de mundo no ensino de geografia, proporcionando a professores e alunos o acesso a diversas cosmologias e imagens do mundo de forma a enriquecer a sua compreensão da realidade e promover uma educação mais crítica e diversificada. Acredita-se que essa abordagem pode contribuir muito para o ensino e a aprendizagem da geografia, ao passo que possibilita uma visão mais ampla e rica da realidade, além de estimular a reflexão crítica sobre as imagens de mundo difundidas nos ambientes escolares. Isso significa que, ao considerar diferentes visões do universo e das imagens do mundo, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda e holística da diversidade cultural e ambiental que caracteriza o mundo em que vivemos. Assim, o presente estudo visa contemplar a formação de cidadãos críticos e conscientes, incluindo informações sobre diferentes cosmovisões a estimular o pensamento crítico, capaz de compreender e analisar diferentes perspectivas, além disso, contextualizar o aprimoramento transmitido, gerando uma revisão do processo de ensino e aprendizagem da geografia e sua inserção na cosmologia."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 60: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2784_TB908_12112023112124.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR BESSA ZACCHE"
    "autor_nome_curto" => "VITOR BESSA"
    "autor_email" => "vitorzacche@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94192
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 2784
    "titulo" => "IMAGENS DE MUNDO E GEOGRAFIA: UM ESTUDO SOBRE AS COSMOLOGIAS PRESENTES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente artigo defende a importância de se considerar diferentes cosmologias e imagens de mundo no ensino da geografia, e refletir sobre os critérios de reconhecimento dessas imagens no ensino da disciplina. A abordagem proposta é uma revisão bibliográfica sobre a relação entre geografia e cosmologia, com o objetivo de compreender diferentes perspectivas teóricas e ampliar a visão de mundo no ensino de geografia, proporcionando a professores e alunos o acesso a diversas cosmologias e imagens do mundo de forma a enriquecer a sua compreensão da realidade e promover uma educação mais crítica e diversificada. Acredita-se que essa abordagem pode contribuir muito para o ensino e a aprendizagem da geografia, ao passo que possibilita uma visão mais ampla e rica da realidade, além de estimular a reflexão crítica sobre as imagens de mundo difundidas nos ambientes escolares. Isso significa que, ao considerar diferentes visões do universo e das imagens do mundo, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda e holística da diversidade cultural e ambiental que caracteriza o mundo em que vivemos. Assim, o presente estudo visa contemplar a formação de cidadãos críticos e conscientes, incluindo informações sobre diferentes cosmovisões a estimular o pensamento crítico, capaz de compreender e analisar diferentes perspectivas, além disso, contextualizar o aprimoramento transmitido, gerando uma revisão do processo de ensino e aprendizagem da geografia e sua inserção na cosmologia."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 60: LINGUAGENS E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2784_TB908_12112023112124.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR BESSA ZACCHE"
    "autor_nome_curto" => "VITOR BESSA"
    "autor_email" => "vitorzacche@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo defende a importância de se considerar diferentes cosmologias e imagens de mundo no ensino da geografia, e refletir sobre os critérios de reconhecimento dessas imagens no ensino da disciplina. A abordagem proposta é uma revisão bibliográfica sobre a relação entre geografia e cosmologia, com o objetivo de compreender diferentes perspectivas teóricas e ampliar a visão de mundo no ensino de geografia, proporcionando a professores e alunos o acesso a diversas cosmologias e imagens do mundo de forma a enriquecer a sua compreensão da realidade e promover uma educação mais crítica e diversificada. Acredita-se que essa abordagem pode contribuir muito para o ensino e a aprendizagem da geografia, ao passo que possibilita uma visão mais ampla e rica da realidade, além de estimular a reflexão crítica sobre as imagens de mundo difundidas nos ambientes escolares. Isso significa que, ao considerar diferentes visões do universo e das imagens do mundo, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda e holística da diversidade cultural e ambiental que caracteriza o mundo em que vivemos. Assim, o presente estudo visa contemplar a formação de cidadãos críticos e conscientes, incluindo informações sobre diferentes cosmovisões a estimular o pensamento crítico, capaz de compreender e analisar diferentes perspectivas, além disso, contextualizar o aprimoramento transmitido, gerando uma revisão do processo de ensino e aprendizagem da geografia e sua inserção na cosmologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.