O presente artigo defende a importância de se considerar diferentes cosmologias e imagens de mundo no ensino da geografia, e refletir sobre os critérios de reconhecimento dessas imagens no ensino da disciplina. A abordagem proposta é uma revisão bibliográfica sobre a relação entre geografia e cosmologia, com o objetivo de compreender diferentes perspectivas teóricas e ampliar a visão de mundo no ensino de geografia, proporcionando a professores e alunos o acesso a diversas cosmologias e imagens do mundo de forma a enriquecer a sua compreensão da realidade e promover uma educação mais crítica e diversificada. Acredita-se que essa abordagem pode contribuir muito para o ensino e a aprendizagem da geografia, ao passo que possibilita uma visão mais ampla e rica da realidade, além de estimular a reflexão crítica sobre as imagens de mundo difundidas nos ambientes escolares. Isso significa que, ao considerar diferentes visões do universo e das imagens do mundo, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda e holística da diversidade cultural e ambiental que caracteriza o mundo em que vivemos. Assim, o presente estudo visa contemplar a formação de cidadãos críticos e conscientes, incluindo informações sobre diferentes cosmovisões a estimular o pensamento crítico, capaz de compreender e analisar diferentes perspectivas, além disso, contextualizar o aprimoramento transmitido, gerando uma revisão do processo de ensino e aprendizagem da geografia e sua inserção na cosmologia.