O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca possibilidades-outras teórico-metodológicas para o ensino de geografia a partir do diálogo entre os conceitos de Pluriversalidade e Anticolonialismo: o primeiro como condição de reconhecimento das e dos sujeitos em aprendizagem e suas múltiplas universalidades; e, o segundo, como aporte teórico para descolonizar os conteúdos a partir de uma práxis anticolonial de enfrentamento cotidiano que coloca as categorias de análise que emerjam da realidade socioespacial e cultural desses sujeitos. A pesquisa parte, portanto, de dois conceitos em construção, mas que demonstram um diálogo profícuo para renovação crítica e epistemológica para o ensino de geografia. A proposta de uma educação pluriversal reivindica a pluralidade dos e das pessoas em aprendizagem, suas especificidades socioculturais, bem como reivindica as múltiplas possibilidades de aprendizados que se manifestam em outros espaços de sociabilidade e construções coletivas, entendendo a educação para além dos limites formal-institucionalizada a fim de superar a lógica bancária-mercadológica. Nesse sentido, a Geografia Anticolonial surge enquanto proposta de intervenção radical no ensino de nossa ciência para além dos limites do capital e de suas bases epistemológica eurocentrada e colonizadoras, pautando a realidade nacional e socioespacial das e dos educandos como construção de epistemologias autóctones e descolonizadas. .