O presente trabalho busca analisar as potencialidades do Role Playing Game (RPG) como linguagem para o ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. O Role Playing Game (RPG) em tradução livre significa "jogo de interpretação de papéis" ou “jogo de representações”. É um jogo que cria narrativas. Partindo de suas dinâmicas, será dado enfoque nos conceitos geográficos de Território, Pensamento Espacial e Raciocínio Geográfico. A discussão apoia-se em autores como: Breda (2018), Huizinga (2019), Libâneo (2013), Silva (2019), dentre outros. Possui um caráter qualitativo fundamentado a partir de Creswell; Creswell (2019). Divide-se em levantamento teórico, construção de um proposta prática de ação e sua aplicação. O local escolhido para a aplicação é o Colégio Municipal Pelotense (CMP), localizado na cidade de Pelotas-RS. O trabalho está em processo de construção, por isso possui resultados preliminares e projeções de resultados pautados em experiências anteriores. Dentre as experiências, podemos destacar uma oficina realizada no Colégio Municipal Pelotense, que utiliza um jogo similar ao RPG. Nessa experiência, foi possível constatar as potencialidades de se utilizar o jogo como linguagem para o ensino e aprendizagem de Geografia. Logo, os resultados apresentados se mostraram muito promissores, sendo possível discutir o conceito de Território dentro do jogo, indo para a realidade dos participantes, como escola e bairro, e aumentando de escala até chegar na global. Com base nos resultados apresentados nesta oficina, podemos projetar resultados positivos na utilização do RPG como linguagem de ensino e aprendizagem de Geografia.