Atualmente há necessidade crescente de se discutir a abordagem dada aos conteúdos de livros didáticos. Em Geografia esse recurso didático o livro, tem sido fundamental, a ponto de, em muitas vezes ser o material de mais fácil acesso tanto a professores quanto a alunos. Historicamente a humanidade tem usufruído da natureza como recurso para satisfação e atendimento de suas necessidades, mas não tem cuidado dela. Nas últimas décadas tem aumentado significativamente, tanto a degradação do meio, potencializada pelo consumismo, quanto à preocupação com as questões ambientais que envolvem os recursos naturais. Assim o presente artigo utilizará o livro Geografia Geral e do Brasil: ensino médio dos autores LUCCI, BRANCO, MENDOÇA como referência para a análise. Será ponderada especificamente a unidade 6: Natureza, sociedade e questão ambiental que se subdivide em 4 capítulos. Para fundamentar a apreciação serão abordados os seguintes critérios: fidedignidade de informações; contextualização de conteúdos; pertinência de conceitos e conteúdos; nível e objetivos inerentes às atividades. A análise da temática Recursos Naturais como base nesses critérios visa a discussão de como e com que profundidade e reflexividade os recursos naturais são trabalhados nas salas de aula do Ensino Médio. Com base nos dados extraídos a partir dos critérios já apresentados na sessão anterior, propomos uma reflexão crítica sobre a eficácia do livro didático por meio de uma análise de suas propostas e das atividades e técnicas usadas, avaliando o seu reflexo no processo de ensino-aprendizagem e até mesmo nos alunos.