O ensino de Geografia possui expressiva importância no que se refere às temáticas ligadas às dimensões territoriais e suas características étnicas e raciais, evidenciando, ao mesmo tempo, as problemáticas relacionadas aos fatores presentes nas diversas territorialidades. A partir disso, o presente texto tem como objetivo discutir a questão racial e a necessidade de combater o racismo para construção da cidadania espacial, a partir do ensino de Geografia e da Lei n.º 11.645/2008, que tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio. Nesse sentido, o trabalho está desenvolvido da seguinte forma, ora apresentado. Inicialmente, abordaremos o ensino de Geografia e a Lei n° 11.645/2008 para compreender o espaço e as relações étnico-raciais e, posteriormente, trataremos acerca das práticas e estratégias geográficas para uma Educação Antiracista. Assim, foram realizados estudos bibliográficos, mediante revisão de literatura, acerca da temática das relações étnico-raciais no ensino de Geografia coadunada com as problemáticas no âmbito da Educação Básica. Com isso, podemos contribuir para construção de possibilidades de práticas geográficas e educativas necessárias à formação cidadã, através do entendimento de como a Educação Geográfica Antirracista pode colaborar para a compreensão da desigualdade socioespacial, levando em consideração as formas como (as) estudantes enxergam, interpretam e se relacionam com a realidade em que vivem, visando conhecer os problemas e as problemáticas em que em que se está ou estão envolvido/a (os/as).