Esse trabalho possui como objetivo propor práticas metodológicas no ensino de Climatologia para turmas de 6? ano, utilizando-se como ferramenta o Google Earth. Justifica-se a escolha do tema como meio de suprir a escassez de materiais de ensino de Climatologia escolar associados às geotecnologias. Além disso, a pesquisa visa melhorar o ensino de Geografia com a inserção de metodologias ativas e contribuir para dinamizar as aulas nas escolas de ensino básico a partir do uso de ferramentas digitais. O percurso metodológico do presente trabalho seguiu as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica; b) compilação e análise de informação no Google Earth e na BNCC; c) síntese dos dados coletados e elaboração de figuras e da atividade avaliativa. Pode-se inferir que esse software pode ser um potencializador do processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e dinâmico dos conteúdos de Climatologia. Evidenciou-se especificamente uma maior eficiência acerca dos temas sobre Ilhas de Calor, Efeito estufa, Inversão Térmica, Aquecimento Global, Zonas Térmicas, Biomas e Estações do Ano. Além disso, destaca-se que a BNCC enfatiza diversas habilidades que devem e podem ser alcançadas com o uso desse recurso digital. Sugere-se por parte dos professores que as ideias aqui propostas nesse trabalho sejam aplicadas em uma escola de ensino básico, com o viés de averiguar possíveis variáveis da prática, novos resultados e métodos, por conseguinte, o surgimento de novas sugestões quanto ao uso desse recurso.