Para compreender o fortalecimento da Educação Especial através do surgimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) no Brasil, é imperativo demarcar o processo histórico pelo qual elas surgem. Atualmente a FEAPAES-TO conta com 41 unidades ativas em todo estado do Tocantins. A pesquisa realizada neste trabalho, não tem a intenção de intervir, sob qualquer ótica, nas funções dos indivíduos, tão somente, tem o objetivo de realizar uma análise da espacialização do ensino especial no Tocantins através da Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), tendo como referência as escolas que atuam nessas unidades. Os procedimentos metodológicos adotados basearem-se em levantamento bibliográfico com revisão de literatura (MARCONI e LAKATOS, 2006), acerca dos conceitos e categorias vinculados a pesquisa (espacialização, educação especial, APAE, ensino de geografia, educação especial, e outras categorias importantes relativas à pesquisa). Esta proposta de estudo foi realizada para auxiliar na composição do trabalho de dissertação construído junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT do Campus de Porto Nacional e com foco na educação especial do estado do Tocantins. Além de uma análise documental a partir de materiais cedidos pela da Federação Tocantinense para mapeamento das APAES ativas, inativas e em processo de autorização para funcionamento. Informações importantes que deram suporte para compreensão do início da educação especial no Tocantins e como está distribuída pelo território.