O Ensino Médio e os livros didáticos dessa etapa de ensino estão organizados por área de conhecimento, a partir da Lei 13.415/2017. Assim sendo, considerando que no ano de 2022 iniciou a implementação do Novo Ensino Médio-NEM, essa pesquisa foi desenvolvida para analisar os desdobramentos do ensino de Geografia no novo formato. Assim sendo, levanta-se o seguinte questionamento: como vem ocorrendo o ensino de Geografia no NEM? Para esclarecer a indagação, elencou-se como objetivos, identificar como vem se materializando o ensino de Geografia a partir do ano teste (2022), que marca o início da implementação do NEM e conhecer a percepção dos estudantes e professores sobre os conteúdos geográficos dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Diante disso, optamos por uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, e nos fundamentamos na BNCC – Brasil (2018, bem como em Silva (2018), para discutirmos sobre o NEM. No empírico, utilizamos 02 questionários abertos, aplicados no formato online através do Google formulários, para 05 professores e 33 alunos de escolas jurisdicionadas à 13ª Gerência Regional de Educação do estado do Piauí, no final de novembro e início de dezembro de 2022. Com isso, os resultados revelam que ambos os sujeitos vêm o novo formato como confuso, afirmam que os livros didáticos não são bons, possuem poucas informações e explicações e são resumidos. Os professores relatam a ausência de conceitos básicos de Geografia, que encontram dificuldades em organizar os conteúdos da disciplina para ensinarem e reivindicam formação adequada com o novo formato.