A presença da racionalidade neoliberal segue se mostrando ativa nas formações contemporâneas da sociedade. Pode se constatar, também, sua presença dentro dos espaços escolares e conectada aos desejos e identidades das juventudes presentes destes recortes. Assim, este trabalho aborda a formação das Juventudes de Capão da Canoa no Litoral do Rio Grande do Sul, diante da pressão empresarial voltada para o atendimento de serviços de turismo e da construção de residências de veraneio. Buscando compreender a influência destes setores e seus agentes responsáveis na construção de uma racionalidade empreendedora e individualista necessária para a formação de mão-de-obra precarizadas para o atendimento de suas demandas econômicas. Para tanto, se valeu de uma análise discursiva das competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Geografia no Ensino Médio, assim como de atividades específicas de formação promovidas pelo poder público local que visa atender uma parcela específica do mercado de trabalho ligado à setores e agentes neoliberais. Buscando não apenas compreender não apenas as ligações entre a racionalidade neoliberal e as propostas educativas desde a BNCC até projetos públicos de formação profissional, mas de que forma esse processo se faz presente nos potenciais futuros e desejos das juventudes locais.