O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da dissertação titulada “A Alfabetização Cartográfica como subsídio ao Ensino de Geografia da África no Centro de Ensino em Período Integral Dona Gercina Borges Teixeira em Porangatu-GO” e por conseguinte fazer uma reflexão da importância da alfabetização cartográfica e da Lei nº 10.639/03, como elementos que colaboram para o entendimento acerca dos conteúdos de Geografia da África. Para a realização da pesquisa em campo recorreu-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa participante, aplicação de questionário, os quais, subsidiou-se na elaboração de uma proposta metodológica de alfabetização cartográfica de Geografia da África, para isso, utilizou-se como embasamento teórico e metodológico as concepções de Almeida (1994), Simielli (1994), o método da Semiologia Gráfica de Bertin (2000) e a metodologia do desenho ao mapa de Almeida (2010). A aplicação das atividades na escola campo foi estrutura em 10 etapas / 8 aulas, uma vez que, contou-se com a elaboração de jogos geográficos africanos, atividades com o uso de mapas e um concurso de desenhos com o tema Reinos e Impérios Africanos. No que tange aos resultados esperados, percebeu-se que os alunos do CEPI possuem uma boa alfabetização cartográfica, porém, concernente à Lei 10.639/03, notou-se, que poucos alunos conhecem a temática. Destarte, foi possível observar que uso de instrumentos cartográficos colaboram o entendimento dos conteúdos de Geografia do continente africano.