Este artigo tem como objetivo investigar o uso do Google Earth como ferramenta no ensino de Geografia, explorando o potencial das geotecnologias na sala de aula. O estudo analisa a importância dessa ferramenta para o desenvolvimento da compreensão espacial dos alunos e para facilitar a aprendizagem dos conceitos geográficos. A pesquisa parte do pressuposto de que as geotecnologias, como o Google Earth, podem contribuir significativamente para a construção do conhecimento geográfico, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e interativa. Além disso, o uso dessas ferramentas permite aos alunos explorar o mundo virtualmente, observando paisagens, identificando locais e visualizando fenômenos geográficos em diferentes escalas. No entanto, o estudo também destaca desafios enfrentados pelos professores ao utilizar o Google Earth no ensino de Geografia. Esses desafios envolvem a adaptação do programa às necessidades e faixa etária dos alunos, bem como a superação de práticas tradicionais em sala de aula. Para superar esses desafios, os professores adotam estratégias pedagógicas inovadoras, como a elaboração de atividades que exploram as imagens disponíveis no Google Earth, trabalhando conceitos como paisagem, lugar, localização e interação entre sociedade e natureza. Essas estratégias buscam integrar o conhecimento geográfico ao cotidiano dos alunos, desenvolvendo habilidades e estimulando o pensamento crítico.