O presente texto trata-se de um relato de experiência vivenciada na prática docente de dois professores de Geografia da rede básica de ensino público, que em conjunto planejaram e desenvolveram uma atividade de trabalho de campo no ensino de Geografia com alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio. Há um desafio presente no âmbito escolar em realizar um trabalho de campo extrassala, por motivos de ordem financeira, estrutural e de segurança. A superação veio a partir de um trabalho de autonomia e persistência, somado a colaboração dos alunos, professores, equipe gestora e pedagógica e das famílias dos alunos. Unir forças para incluir o trabalho de campo no planejamento anual escolar é fundamental, ao momento que esta ferramenta metodológica auxilia para romper as barreiras do ensino tradicional, e acaba se configurando como um fio condutor entre a teoria e a prática, promovendo um melhor aproveitamento do aprendizado por parte do aluno, que desenvolvem melhor a capacidade de problematizar, dialogar e refletir sob os fenômenos socioespaciais e/ou socioambientais, nas mais diversas escalas geográficas.