É primordial a importância da utilização de propostas metodológicas que estimulem os estudantes a aprenderem de forma significativa e contextualizada, para se tornarem cidadãos críticos. Sendo assim, as aulas de campo na geografia são extremamente relevantes, pois permitem aos alunos uma compreensão mais profunda dos processos naturais e socioeconômicos, levando-os a vivenciar seus saberes em outros lugares que não o escolar, enxergando o espaço geográfico com outras lentes, e vivenciando outras experiências. Isso faz com que os estudantes se sintam motivados, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho relata uma experiência de um percurso didático com culminância em uma aula de campo realizada às margens do Rio Araguaia, com estudantes de duas turmas do 9° ano, do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aragarças. O Rio Araguaia passa pelo município com diversas praias e espaços de lazer, bem como locais destinados a práticas socioeconômicas, onde foi planejada uma visita educativa, para edificação do conhecimento. Em campo, os alunos foram a locais previamente escolhidos pelo professor, e foram orientados a desenvolver práticas de observação por meio de registros, fotografias, relatos e sínteses. As experiências de aprendizagem sinalizam que as práticas extracurriculares, principalmente nas aulas campo, podem contribuir positiva e significativamente para a aprendizagem da Geografia, pois as atividades no ambiente natural permitem maiores perspectivas de dinamismo e motivação dos alunos.