A pesquisa, que surge por intermédio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e que prima construir um espaço para que professores da educação básica desenvolvam atividades acadêmicas a partir de suas realidades escolares por meio de pesquisas em nível de mestrado e doutorado, objetiva compreender os motivos da (i)mobilidade urbana dos estudantes das escolas públicas municipais de Fortaleza e identificar os agentes construtores das barreiras do espaço urbano por meio do olhar subjetivo dos alunos e toda comunidade escolar, além de identificar os agentes formadores e intensificadores da (i)mobilidade urbana e a reconfiguração territorial nos bairros de estudo, analisar a (re)configuração dos bairros a partir dos assentos informais que se dividem em favelas, mutirões e áreas de risco e promover um estudo cartográfico sobre a mobilidade estudantil das escolas públicas municipais de Fortaleza. Para isso, toda a comunidade escolar se faz fundamental para o estudo, desde os funcionários, secretários, motoristas institucionais, gestores, professores e alunos.