Neste estudo temos como motivação a promoção de discussões entre política e cultura nacional para um possível equacionamento da problemática das ideologias geográficas. Nesta senda, partimos de fontes culturais (filmes) que, em nossas interpretações, estão atreladas a preocupações eminentemente políticas e geográficas. Deste modo, a partir de duas grandes produções cinematográficas nacionais: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de 1964, do baiano Glauber Rocha (1939-1981), e “Bacurau”, de 2019, da dupla de cineastas pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, buscamos investigar os simbolismos, representações, discursos e imaginários espaciais, políticos e sociais acerca da formação do território brasileiro (a partir do Nordeste) que, por conseguinte, conformam ideologias geográficas de cada época. Para tal feita, nos valeremos de articulações teórico-qualitativas dos diversos aspectos simbólicos e representacionais presentes nos filmes e por meio de paralelos entre as obras, investigaremos o que permanece, o que se difere e como tais obras se relacionam nos planos estético, ideológico e histórico-geográfico, em suas interpretações referentes à formação do território nacional. Por ora, este estudo tem desdobrado frutíferas comparações temáticas entre as obras, uma pertinência da sua temática central e opções metodológicas, além de evidenciado grandes desafios. Em suma, preconizamos o uso das imagens cinematográficas para a análise das ideologias geográficas nas discussões atinentes à política e cultura na geografia, haja vista suas inúmeras potencialidades e singularidades.