O objetivo deste trabalho é analisar o conforto térmico nas escolas municipais da área urbana de Barra do Corda, considerando a temperatura atmosférica e a umidade relativa do ar de 5 escolas municipais. O trabalho está pautado na teoria geossistêmica, na abordagem quanti-qualitativa e nos trabalhos de Monteiro (1976), Troppmair (1988), Rana et al. (2013), Thom (1959) e no IDT (Índice de Desconforto Térmico). Os procedimentos metodológicos são: levantamento bibliográfico, mensurações simultâneas das temperaturas atmosféricas e umidade relativa do ar em 5 escolas, em dois ambientes diferentes: P1 (dentro da sala de aula) e P2 (pátio da escola), usando termo-higrômetros. Os resultaram parciais apontaram que o IDT das 5 escolas foi classificado em parcialmente confortável, desconfortável e muito desconfortável. Porém, não houve registro no nível confortável. Na medição realizada em 16/11/2022, o IDT mostrou que apenas as escolas A e B, no P1, foram classificadas como desconfortável, as demais escolas o P1 e o P2 indicaram índice muito desconfortável. Esse fenômeno ocorreu decorrente a intensa radiação solar que potencializou a elevação das temperaturas atmosféricas de Barra do Corda, agravada pela estrutura predial com pouca ventilação natural e vegetação natural para refletir os raios solares, potencializando a formação de um microclima dentro as escolas. Porém, em 22/03/2023, nas escolas A e B, no P1, tiveram IDT classificados como parcialmente desconfortável devido a queda das médias de temperaturas do ar e intenso índice de chuvas, somado a presença de ar-condicionados nas salas de aula das escolas A e B, no P1.